.

.

lunes, 25 de marzo de 2019

UNITA celebra 53 anos de existência com conferências sobre seu Líder Fundador

UNITA celebra 53 anos de existência com conferências sobre seu Líder Fundador
Jonas-Savimbi-Líder-Fundador-Da-UNITA.jpg
O deputado a Assembleia nacional e secretário das relações exteriores da UNITA Alcides Sakala narrou factos políticos angolanos diante de membros do Governo do K-Sul, militantes da UNITA, do MPLA, CASA-CE e sociedade civil, em conferência sobre Vida E Obra do Dr. Jonas Malheiro Savimbi aos 53 anos de existência do Partido, realizadas no hotel Kalunda do Sumbe Kwanza-Sul, 16 de Março 2019, que contou também com a prelecção do membro da direcção da UNITA, Tão Kanganjo Savimbi.

Reflectindo ainda sobre as exéquias do Patriota angolano Dr. Jonas Malheiro Savimbi, Alcides Sakala defendeu que, “Tudo está a depender dos resultados do DNA/ADN, é preciso referir a abertura que houve do Presidente da República João Lourenço no primeiro encontro com o presidente Samakuva; com o Ex – presidente José Eduardo dos Santos esta vontade não existiu. Enquanto decorrem analises, a UNITA esta também a preparar o programa para a inumação condigna na província do Bié, Andulo em Lopitanga terra natal. Esses factos agora pertencem a história e ela é importante porque contem elementos essenciais que nos ajudam a uma abordagem mais realista do presente para a construção de uma nação reconciliada”.

“Foi difícil no contexto de entender o patriotismo e causas tão justas da luta do Dr. Savimbi e da UNITA. A sociedade angolana esteve dividida até para simples referencias das pessoas e familiares era preciso saber se o senhor fulano o familiar? É da UNITA ou do MPLA agora já algo esta a melhorar, queremos Angola dos angolanos”, aconselhou Sakala.

Na dissertação também dos Quadros do K-Sul, o Ex-militar Coronel em reforma ‘’Sometunda Trovoada’’ – que abordou o tema: “Dr. Savimbi Estratega Politico Militar’’. O Advogado Dr. Nelson Custódio’ – abordou o tema: “Dr. Savimbi Visão Política E Literária-Lições de patriotismo”.

Para Tão Kanganjo Savimbi, “Resumir falar sobre o Pai é missão difícil na natureza pluridimensional que pragmatizou-se no espaço da imensidão nacional e internacional nas vertentes politicas diplomáticas e humanas mas tudo isso como filho tínhamos ele primeiro como Pai chefe de família por isso não queremos que sejamos nós os descendentes directos a assumir a ingente tarefa histórica do seu retrato; o que nos falta é a abrangência sobre a globalidade da sua obra sobre o conhecimento da sua faceta humana”.

““Dr Savimbi’’ foi humano, não fazia diferença entre filhos biológicos ou não, tal visto nas escolares da resistência no Delta e na Jamba Kuando Kubango onde nós filhos vivemos com igualdade no mesmo internato com outros. ‘’O Pai’’ Gostava de ouvir dos mais velhos, jovens e crianças o que lhe permitia saber como sentiam as diferentes camadas sociais; era sensível a dor e sofrimento dos doentes tanto civis como militares; visitava-os nos hospitais da Jamba, Kakuchi, Kapakala e Mavinga era atencioso aos pequenos detalhes sociais, grande observador e exortou-nos ‘’filhos’’ não contar dele receber herança patrimonial mas sim a instrução e a educação ferramentas para que se defendam na vida e dessas estareis aptos para enfrentar o mundo. Testemunhou Tão Kanganjo Savimbi”.

Texto por: Vida de Deus.
www.unitaangola.org