.

.

sábado, 11 de julio de 2015

"Eleitos novos Lidres da IDC"

Isaías Samakuva, Mariano Rajoy, Patrice Trovoada e Cesar Maia eleitos vice-presidentes da IDC

A reunião anual da Internacional Democrática do Centro (IDC) continuou hoje, 10 de Julho de 2015, com uma agenda que incluiu, logo no início, a eleição do novo Presidente da IDC e dos 15 vice presidentes desta organização internacional, bem assim como a aprovação de resoluções propostas por partidos membros.

O antigo Presidente da Colômbia, André Pastrana, mereceu o voto da maioria dos membros, tendo sido assim eleito Presidente da IDC. O Presidente da UNITA Isaias Samakuva foi, a par do Primeiro Ministro Espanhol e Presidente do Partido Popular Mariano Rajoy, do Primeiro Ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada e do ex-Prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, um dos vice Presidentes eleitos.

Das várias resoluções aprovadas, merece destaque a que foi proposta pela UNITA, condenando energicamente os acontecimentos do Monte Sumi, sobretudo a violência usada pelas Forças de Segurança de Angola, causando a morte de civis em número ainda não estabelecido.

A referida resolução também apoia o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos no seu pedido de que a República de Angola, na sua capacidade de membro das Nações Unidas, aceite a realização, por entidade independente, de uma investigação transparente e credível sobre os acontecimentos do Monte Sumi.

A mesma resolução apela ao cumprimento das normas plasmadas na Constituição Angolana e nos demais instrumentos legais sobre o respeito pelos Direitos, Liberdades e Garantias Fundamentais.

Os trabalhos continuam com debates sobre outros pontos de agenda que, como já havíamos referido, versam sobre os novos desafios do Mundo de hoje.

O encerramento da reunião está previsto para o fim do dia de hoje.

Cidade do México, aos 10 de Julho de 2015.

O Secretário para os Assuntos Internacionais e Porta Voz da UNITA
Alcides Sakala Simões