Sob o lema “MOBILIZAR PARA A VITÓRIA DA UNITA EM 2017”, decorreu no Centro Polivalente São João Calábria “PICILI” na cidade do Uíge, no dia 08 de Outubro do corrente ano, a I Reunião Ordinária do Comité Provincial do Partido Uíge, presidida por sua Excelência Félix Simão Lucas secretário provincial que preferiu um importante discurso.
A reunião do Comité Provincial analisou a situação política, económica e social atentamente o ponto de situação político e sócio - económico da província bem como a vida interna do Partido e produziu o presente comunicado final:
1- Em relação a situação politica ficaram constatadas acções da intolerância politica perpetradas pelo regime no poder, em varias localidades com maior relevo as da província, atrocidades ocorridas em Quimbele e Macocola, Macolo no Município de Milunga, as condenou veementemente;
2- A reunião foi informada sobre a destruição da casa do Secretário Provincial na aldeia Quicabandua, por parte da Administração Municipal pelo que condenou vivamente a atitude das autoridades, aos quais exige que assumem os prejuízos causados.
3- A reunião tomou conhecimento de desactivação nas folhas de salários a mais de 100 professores, e apela o Governo provincial através da Direcção Provincial da Educação a repor com brevidade a situação salarial dos referidos Professores evitando de sacrificar as suas famílias.
4- O Comité Provincial tomou ainda conhecimento da atitude dos governantes da Província que exigem cartão de membro do MPLA, aos jovens que solicitam o primeiro emprego, tendo considerado deplorável e condenável o referido procedimento.
5- Sendo o registo eleitoral de transcendental importância para a vida política rumo a mudança em 2017, o comité provincial apela a todos cidadãos angolanos no Uíge a florirem às brigadas de registo para actualizarem os seus dados ou efectuarem o seu registo.
6- Ainda na sequência de registo eleitoral, foram constatadas recolhas compulsivas de cartões eleitorais de muitos cidadãos em certas localidades, sob a conivência de autoridades tradicionais e em contravenção ao estipulado na lei 8/15 – lei do registo eleitoral oficioso, cujas acções foram condenadas por indiciarem fraude eleitoral.
7- O Comité provincial considera preocupante e cada vez mais degradante a condição sócio-económica da maioria dos uigences, resultante da exlusao social, e apela ao governo da província a implementar políticas que promovam os cidadãos para o bem-estar.
8- O Comité Provincial denuncia a continuação de desmaios nas escolas da província e apela as autoridades governamentais a tomarem medidas que os estanquem e, ao mesmo tempo, espera deles, fazer um pronunciamento para esclarecer, publicamente, a causa destes desmaios que só afectam as nossas crianças.
9- O comité Provincial reitera, em nome de todos militantes do Partido no Uíge, a sua fidelidade e apoio indiscutíveis à Direcção do Partido e ao nosso Líder incontestável presidente, Dr. Isaías Henrique Ngola Samakuva
10- Finalmente, o Comité Provincial agradece aos convidados e a todos quantos directa ou indirectamente, tornaram possível a realização deste magno evento, bem como aos órgãos de comunicação social presentes no mesmo e a pronta presença das forças de ordem que mantiveram a ordem e tranquilidade públicas no local.
UÍJE AOS 08 DE OUTUBRO DE 2016
A REUNIÃO DO COMITÉ PROVINCIAL DO PARTIDO |