.

.

jueves, 24 de mayo de 2018

UNITA defende novo registo eleitoral pelo Ministério da Justiça


Fonte :KUP
UNITA defende novo registo eleitoral pelo Ministério da Justiça
Nhany_verdade-eleitoral 22-05-2018.jpg
Victorino Nhany, secretário da presidência da UNITA para os assuntos eleitorais chamou esta terça-feira, 22, a imprensa, para entre outras coisas exigir a realização do novo registo eleitoral desta feita pelo ministério da Justiça, que já tem a competência constitucional de atribuir Bilhete de Identidade aos cidadãos que atingem maioridade.

A contestação da UNITA surge na sequência das constatações feitas sobre a integridade do ficheiro informático de cidadãos maiores, ao do processo eleitoral que culminou com as eleições de 23 de Agosto de 2017.


Segundo Victorino Nhany, fazer eleições autárquicas com o mesmo registo eleitoral das eleições passadas, é aceitar os erros e vícios que marcaram o processo eleitoral de 2017.

Relativamente ao gradualismo defendido pelo Executivo no pacote legislativo autarquico, Victorino Nhany afirmou que o seu partido entende que o gradualismo geográfico ou territorial fere o princípio da igualdade previsto na Constituição da República de Angola.

“Todos os municípios têm de ser tratados da mesma forma. Os angolanos não são culpados de haver, 43 anos depois da independência, municípios com mais ou menos desenvolvimento. As eleições autárquicas deveriam abranger todos os municípios”, defendeu o dirigente partidário.
www.unitaangola.org