.

.

lunes, 3 de octubre de 2016

Morreu o General Severino Sawenda

Fonte :Unitaangola
UNITA está de luto, morreu o General Severino Sawenda
General Severino.jpg
NOTA DE CONDOLÊNCIAS

(pelo falecimento do General Severino Sawenda)


Foi com bastante pesar que a Direcção da UNITA foi informada do falecimento do Senhor General Severino Sawenda Marcelino, nascido a 25 de Janeiro de 1941, em Katchiungo, Província do Huambo, filho de Marcelino Muepo e de Antonina Napuka.

Em 1965, face às contrariedades do regime colonial, na companhia de Mateus Gregório Manuel Katalayo e de Samuel Martinho Epalanga, o General Severino abandonou Angola e refugiou-se no Congo Kinshasa, actual República Democrática de Congo.


Respondendo ao apelo do Dr. Jonas Savimbi, em 1966, o General Severino aderiu à UNITA, tendo sido um dos participantes do ataque a Kassamba, que ocorreu a 4 de Dezembro desse mesmo ano. Desde então, e até ao 25 de Abril de 1974, desempenhou inúmeras missões políticas e militares.

Com a guerra civil que se seguiu ao fim do regime colonial, o General Severino continuou a desempenhar as suas funções como exímio Comandante Militar e membro da Direcção do Partido.

Neste momento de dor e grande consternação, o Secretariado Executivo da Comissão Política da UNITA, curva-se à memória deste grande nacionalista angolano cujo exemplo de entrega e heroísmo devem inspirar a juventude a lutar todos os dias por um país melhor. A Direcção da UNITA endereça as suas mais profundas condolências à família enlutada.


Luanda, 1 de Outubro de 2016

O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Politica da UNITA