.

.

jueves, 16 de octubre de 2014

16.10.2014 - Angola: Filha do Ministro dos transportes apanhada a viajar com 70 mil dólares

Filha do Ministro dos transportes apanhada a viajar com 70 mil dólares

Luanda - Uma das filhas do ministro dos Transportes, Augusto Tomás, foi recentemente apanhada pelas autoridades alfandegárias angolanas, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, com mais de 70 mil dólares americanos, dissimulados numa pasta.

Fonte: Manchete
Augusto Tomas.jpg - 36.27 KBO facto ocorreu, quando Samanta Tomás (na imagem inferior) tentava viajar para o exterior do país, tendo sido abordada por elementos das Alfândegas que se encontravam de serviço, na altura.

O montante em causa encontra-se neste momento, em posse do Banco Nacional de Angola, não tendo até agora, a filha do governante – na casa dos 20 anos - justificado a origem do dinheiro, tão pouco o fim a que se propusera.

No entanto, a legislação angolana estabelece que os cidadãos nacionais quando pretendem deslocar-se ao exterior do país devem levar consigo apenas até 15 mil dólares americanos e mais 50 mil kwanzas, para adultos, e cinco mil dólares para crianças.

Segundo apurou o Manchete, o assunto está a ser gerido de forma sigilosa, podendo a culpa morrer solteira – por ser filha de governante – mesmo tendo sido apanhada em flagrante, violando a legislação angolana.

Este jornal aferiu, igualmente, que correm informações nos bastidores da transportadora aérea, que tem sido prática de membros da família do ministro dos Transportes, transportar somas avultadas em dinheiro (divisa) para o exterior, tendo vindo à baila, com maior incidência, o nome de Inocêncio Tomás, mais conhecido por “Inó”.
“O Inó é considerado um jovem empresário promissor, mas, infelizmente, rema sempre contra a legislação angolana, pois, transporta sempre dinheiro para fora do país, acima do disposto na lei”, contou uma fonte deste jornal, acrescentando que, como se não bastasse, os elementos próximos ao ministro Augusto Tomás, criam sempre embaraços aos funcionários da companhia angolana de bandeira, TAAG, quando pretendem viajar para o exterior, como aconteceu recentemente com Delfina Cumandala, supostamente, sua esposa.
“Ela, recentemente, comprou um bilhete de passagem da classe economica e, depois, exigiu aos funcionários da área comercial da TAAG para que fosse colocada na 1ª classe. É sempre as sim, geralmente os familiares do ministro compram os bilhetes para uma determinada classe, depois obrigam que se faça Autogred para outra classe”, contou a fonte.

Estas situações, na óptica das nossas fontes, têm os dias contados, com a passagem da companhia para a gestão árabe, na sequência dos acordos recentemente firmados, cujo ministro Tomás, foi o signatário pela parte angolana.

Realçar que, fontes familiares contactadas pelo Manchete, confirmaram a apreensão dos valores em causa, não tendo avançado mais pormenores sobre o assunto.

POLÍCIA FAZ VISTA GROSSA?

Num comunicado tornado público, esta semana, pela Polícia Nacional, retomado nesta quarta-feira, 8, pelos órgãos de comunicação social, indica que este órgão apreendeu em várias operações, um total de 59.840 mil dólares aos cidadãos estrangeiros que tentavam que tentavam sair do país pelo Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda com dinheiro fora do circuito cambial.

As operações, de acordo com o documento do Comando Geral da Polícia Nacional, aconteceram em Setembro último no âmbito da estratégia de combate às transgressões cambiais.

Adianta o comunicado que, os cidadãos envolvidos nesta infracção cambial são dois chineses e um angolano e que dos valores apreendidos 13.145 pertencem a Wei Liu, de nacionalidade chinesa, 30.575 dólares de Sum Hong Jun, igualmente de nacionalidade chinesa e 16.120 dólares, pertencentes ao angolano Kumo Freitas.

O comunicado refere mais adiante que, noutras apreensões, no mesmo mês, as forças policiais da unidade fiscal aeroportuária de Luanda apreenderam 190 mil kwanzas a cidadã angolana, Eva António de Lemos, quando pretendia embarcar para a Namíbia com os valores na bagagem. Foram ainda apreendidos, durante o acto de revisão de bagagem 72.650 kwanzas a cidadão nacional, Suzana Jalzira da Costa.

No entanto, curioso neste comunicado da Polícia, é facto de não constarem outros nomes, igualmente, envolvidos no crime de infracção cambial, como é o caso do da filha do ministro dos Transportes, Samanta Tomás, cuja apreensão dos mais de 70 mil que pretendia levar ao exterior, ocorreu, justamente, no período em referência, estando neste momento, tal como acima referenciamos, sob custódia do BNA. O que se terá passado afinal? É a pergunta que não se quer calar.