.

.

jueves, 6 de julio de 2017

Golpe de Estado Constitucional

Fonte :KUP
Golpe de estado constitucional
Fernando-Dias-da-Piedade dos Santos.jpg
De acordo com a Nota de Imprensa da Casa Civil do Presidente da República, o Presidente da República, deslocou-se na última segunda-feira, 03 de Julho de 2017, à cidade de Barcelona, Reino de Espanha, em cumprimento da sua agenda pessoal, previamente estabelecida.

Nas funções de governação do país, o chefe do executivo angolano indicou em seu lugar, o General Manuel Hélder Vieira Dias Kopilipa, responsável dos Serviços de Inteligência de Angola, ao contrário do Vice-presidente, Manuel Vicente, de acordo a Constituição.

Sobre o procedimento, o Presidente da UNITA, Isaías Samakuva, considera que, hierarquicamente o país estaria dirigido pelo Vice-presidente da República, e na ausência deste, o Presidente da Assembleia Nacional.

“Parece uma medida bastante estranha, porque não faz sentido do ponto de vista constitucional. O que está estabelecido na hierarquia do país, nós temos o Presidente da República e o Vice-presidente, mas depois do Vice-presidente vem o presidente da Assembleia Nacional”.

O líder da UNITA classificou a medida tomada pelo Presidente da República, como sendo uma violação da Constituição e um Golpe de Estado Constitucional.

“Por conseguinte, se há uma incapacidade do Vice-presidente e, na presença até, do senhor Presidente da República, não vemos porque é que o chefe da Casa Militar ou dos Serviços, seja ele a substituir o Vice-presidente, esta é, claramente, esta atitude, esta posição é claramente uma violação da Constituição e configura também claramente um Golpe de Estado Constitucional”, apontou.