.

.

lunes, 14 de agosto de 2017

Samakuva Apela ao Voto dos Ex-militares

Fonte :KUP
Presidente Samakuva apela ao voto dos Ex-militares para mudança
Ex_Militares Angola.JPG
O Governo Inclusivo e Participativo vai dedicar-se à melhoria das condições de vida dos ex-militares das FAPLA, do ELNA e das FALA, como reconhecimento e dignificação de todos os que combateram para a liberdade, paz e democracia em Angola.

A garantia foi feita pelo Candidato da UNITA a Presidente da República, Dr. Isaías Samakuva, quando falava para os ex-militares dos antigos braços armados da FNLA, do MPLA e da UNITA, que estiveram reunidos este sábado, no Complexo Sovsmo.

Antes do pronunciamento do Candidato Isaías Samakuva, os Generais João Kalemba do (ELNA), Manuel da Fonseca (ELNA), Silva Mateus (FAPLA), José Fragoso (FAPLA) e Demóstenes Chilingutila (FALA), falaram das circunstâncias difíceis e de muita pobreza por que passam os ex-militares dos três antigos exércitos.

As dificuldades vão desde a não inserção na Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (FAA), passando pelo abandono, até à exclusão, por parte das Instituições vocacionadas à resolução dos problemas dos antigos combatentes.

Depois de ouvir atentamente as declarações dos representantes dos ex-militares, o Candidato número 1 manifestou a sua solidariedade para com todos os que serviram nas fileiras dos três históricos movimentos de libertação de Angola e assegurou que, o seu partido defende o reconhecimento e a dignificação dos ex-militares, através da criação de condições e de facilidades diversas, com vista o emponderamento dos membros da classe.

Para Isaías Samakuva é responsabilidade do Estado velar pela vida dos que lutaram por Angola e das suas famílias.

O Líder da UNITA apelou à unidade entre os angolanos neste momento histórico que o país atravessa, com o objectivo da conquista do bem comum à exemplo dos precursores do nacionalismo angolano.

“Os angolanos precisam de estar unidos, não pode ser amanhã, tem de ser hoje e agora. Podemos estar todos juntos, falar a mesma linguagem, olhando para os mesmos objectivos e para o futuro do nosso país”, disse o Presidente Samakuva referindo-se ao encontro que reuniu ex-militares de diferentes convicções políticas.

O Candidato número 1 desmentiu na altura os rumores que circulam, que atribuem à UNITA um suposto retorno à guerra.

“Se alguém quer fazer guerra, deve ir fazê-la sozinho, lá longe na sua terra. Os angolanos querem paz”, acrescentou.

Isaías Samakuva desmentiu ainda outros rumores que falam dos despedimentos dos funcionários públicos pela UNITA, considerando isso uma falácia que visa intimidar eleitores.

“É mentira. A UNITA quando for governo não vai despedir ninguém. Os actuais quadros no governo do MPLA continuarão nos seus postos, são quadros do país. Não serão despedidos”.

De acordo com Isaías Samakuva, os actuais inimigos de Angola e dos angolanos são o paludismo, a falta de água, a falta de medicamentos nos hospitais, a febre amarela, a má governação, a corrupção.

No final apelou ao voto no número 1 para se concretizar a mudança da situação em Angola.