.

.

viernes, 22 de junio de 2018

Violação dos Direitos Humanos atingiu o nível da banalização

Violação dos Direitos Humanos atingiu o nível da banalização
Zola Ferreira  Mbambi-Activista Social.jpg
Classificou Sexta-feira, 15 de Junho de 2018, o membro do Observatório de Coesão Social e Justiça – OBCS, Nzola Bambi, quando falava ao Programa “Angola Fala Só”, considerando que a actual situação dos direitos humanos no país atingiu contornos alarmantes, justificando o aumento da impunidade.

“São os contornos preocupantes, alarmantes e que já não conseguimos entender os limites daquilo em que a lei pune, ou não. A questão da impunidade como tal, e se o exercício do direito está a tornando-se tão difícil em Angola, e certas pessoas gozam de toda imunidade, impunidade e facilidades para poder fazer e desfazer, enquanto outros praticamente sofrem para que o exercício do seu direito seja respeitado”, acrescentando.

“Os casos específicos temos as prisões, somente, como se diz na gíria, com ladrões de galinha, enquanto que certas pessoas que deveriam ser responsabilizadas por crimes que afectam realmente, que são consequências da situação que se está a viver, não temem, muito menos queiram responder algum dia na barra dos tribunais, ou então não esperam responder perante a justiça angolana”.

Para Nzola Bambi “É o sentimento de muitos, de que violar a lei está a se tornar algo normal, vulgar, em que já não se sente o peso particular das normas, e não haveria outra palavra como dizermos que é a banalização da violência”.

O interlocutor disse existir no país a indução da apologia do crime, ao contrário dos mais desfavorecidos.

“Se está a vendo a cada dia, como se houvesse uma multiplicação e até a indução da apologia do crime, porque muita gente aqui estão aplaudidos por terem desviado o erário público, muitos por terem enriquecido-se ilicitamente, muitos até são aplaudidos por estarem livre na respectiva injustiça, mas no contexto dos mais desfavorecidos essa situação não acontece”.
www.unitaangola.org