.

.

viernes, 20 de julio de 2018

Autarquias Locais são expressão da Reconciliação Nacional

“Autarquias Locais são expressão da Reconciliação Nacional Ao nível das comunidades”, Alcides Sakala
Alcides.Sakala (2).jpg
Alcides Sakala Secretário da UNITA para as Relações Exteriores e Deputado à Assembleia Nacional, elogia a formação de formadores sobre Autarquias Locais do seu Partido.

Falando à Kwacha UNITA Press, o político e diplomata disse ser importante a iniciativa do seu partido formar formadores que vão formar quadros que se vão especializar nas questões autárquicas.
“Temos aqui representantes de todas as províncias que vem para animarem o debate, e também temos representantes de partidos amigos da UNITA que vieram de Cabo-Verde, Moçambique e África do Sul, para falarem da sua experiência nos respectivos países para consolidar conhecimentos daqueles que vão também formar os outros”, apontou Alcides Sakala.

O dirigente considera fracturante a ideia do gradualíssimo geográfico e esclarece que a UNITA é pelo gradualismo funcional.
“Nós estamos a agir de acordo a lei, e ela é muito clara quanto a este processo. O MPLA ao introduzir o gradualíssimo geográfico está a criar dificuldades para um processo que tem de ter dimensão nacional na sua implantação, a ideia do gradualíssimo geográfico é fracturante e é contra a própria Constituição da Republica”, disse o parlamentar.

Ainda, relativamente ao posicionamento da UNITA à volta do processo das Autarquias a implementar em 2020, Alcides Sakala assegura que o seu Partido vai continuar a bater-se pela implementação das Autarquias Locais de acordo com a lei.

“Vamos continuar firmes, vamos começar agora o debate na Assembleia Nacional, tão logo as propostas sejam apreciadas na especialidade, sobretudo vamos aprofundar esta questão e vamos ver como vai evoluir o processo”, garantiu, precisando que “Angola tem necessidade de implementação de autarquias em todo pais e simultaneamente, porque elas [autarquias] são factor de promoção do desenvolvimento, da estabilidade política para um país que vem de um longo conflito de décadas e podem ser expressão da reconciliação nacional ao nível das comunidades”
www.unitaangola.org