.

.

viernes, 20 de julio de 2018

Executivo desvia para administrações Municipais financiamento das Autarquias Locais

Executivo desvia para administrações Municipais financiamento das Autarquias Locais
Silvestre Gabriel Samy-1 Jurista e Memnbro do Comité Permanente da UNITA.jpg
O Jurista Silvestre Gabriel Samy denunciou, na sessão desta quarta-feira, 18 de Julho de 2018, do seminário de dirigentes e quadros da UNITA sobre Autarquias Locais, as manobras do MPLA em relação ao financiamento das autarquias, tendo revelado que o Partido no poder pretende financiar as suas próprias autarquias e não as autarquias locais do povo.

Para o Jurista, são prova do que afirmou, os decretos presidenciais 40/18 de 9 de Fevereiro que preconiza a transferência do Orçamento Geral do Estado para as administrações do MPLA.

De acordo com o Jurista, “para além da consignação da receita com imposto de consumo, o imposto industrial e imposto de rendimento de trabalho, o Executivo consignou também as administrações municipais 10% do imposto sobre rendimento do petróleo e 10% do imposto sobre rendimento dos diamantes, do ouro, do ferro, do mármore e outros minerais”.

“Para as autarquias locais, o Executivo não está a incluir o petróleo nem os diamantes”, denuncia o Jurista.

“O regime de finanças a aprovar no quadro da descentralização administrativa, deve visar, nos termos da Constituição, a justa repartição dos recursos públicos pelo Estado e pelas autarquias, e não entre a Administração Central e as Administrações municipais”, recorda o Jurista.

Samy mencionou as principais fontes de financiamento das autarquias locais, como sendo receitas patrimoniais, receitas credíticias e receitas tributárias estas últimas resultantes dos impostos, taxas e contribuições especiais.
www.unitaangola.org