.

.

sábado, 15 de octubre de 2016

Administrador Exonera Director por ser da UNITA

Administrador do Mussende exonera Director do Posto Médico por ser da UNITA
Monteiro.jpg
O Administrador municipal e 1º secretário do MPLA do Mussende Domingos Monteiro dos Santos promete desempregar da função pública, todos professores provenientes da UNITA, que não se queiram pronunciar a favor do MPLA, até dia 6 de Novembro de 2016, durante uma reunião com os funcionários público no dia 6 de Outubro de 2016.

Como prova disso, o Administrador Monteiro exonerou dia 09 de Setembro de 2016, André António do cargo de director de saúde do posto Lowe do mesmo Município do K-Sul, por ser Militante da UNITA.


Participaram da reunião, 448 professores e seus directores das escolas do ensino primário, I e II ciclos secundários do Mussende. Domingos Monteiro disse textualmente:

“Eu sou militante do MPLA há 42 anos e membro do Comité Central, não posso trabalhar com
cidadãos da UNITA, apenas posso com os da CASA-CE, FNLA ou PRS, porque esses já estão falidos. _ O tempo do GURN acabou em 2008. Resta o apelo a todos para todos pertencerem ao MPLA e os que não aderirem vão deixar de serem funcionários até dia 6 de Novembro deste ano”, afirmou.

Segundo André António exonerado do cargo de Director do posto de Lowe onde trabalhava há quatro anos, Domingos Monteiro, convocou dia 14 de Julho 2016, os chefes dos postos de saúde para a reunião onde participaram 13 chefes de postos, tendo ordenado a cada chefe inscrever-se na lista de presença e cada um identificar-se de acordo o partido a que pertence, André António não se escondeu, increvendo-se na lista como membro da UNITA. Na ocasião o Administrador Municipal e 1º Secretário do MPLA, Domingos Monteiro disse aos chefes dos postos de saúde que se definissem até dia 24 de Julho de 2016, e ordenou a exoneração de André António.

“Estamos a ir para o período eleitoral é preciso homens certos para lugares certos. A cobra seja qual for o tipo e tamanho, é sempre cobra não podemos financiar os que vão combater o MPLA”, afirmou Domingos Monteiro.

O quadro exonerado do cargo de director foi colocado como enfermeiro no Banco de urgência do hospital de Mussende.

Reagindo a este facto, o Secretário municipal da UNITA no Mussende Berlino Yofina Chitemo, condena a intolerância política e exorta o Administrador e secretário do MPLA Domingos Monteiro para o respeito à magnitude da Lei constitucional. Berlino Yofina assegura aos funcionários militantes do seu Partido à superioridade jurídica da Constituição da República de Angola (CRA), que no seu artigo 53º ponto 2, garante : Ninguém pode ser prejudicado na sua colocação, no seu emprego, na sua carreira profissional ou nos benefícios sociais a que tenha direito, em virtude do exercício de direitos políticos ou do desempenho de cargos públicos, nos termos da Constituição e da lei.

Por Vida de Deus _K-Sul.