.

.

miércoles, 25 de junio de 2014

25/06/2014 - ANGOLA: CONGRESSO DA JURA, LOSSAYA "ALY" GANHA APOIO DE CHIPINDO BONGA E DE DIDI CHIWALE

Congresso da JURA: Lossaya “Aly” ganha apoio de Chipindo Bonga e de Didi Chiwale

Lisboa –  Piedoso Chipindo Bonga (na foto), emblemática figura dos bastidores da  UNITA  e com a reputação de influenciar congressos partidário revela-se inclinado na candidatura de  Lossaya Alicerces Bartolomeu  “Aly”,  para a disputa da liderança da JURA, no conclave que se realiza no próximo mês de Julho.
Fonte: Club-k.net

De acordo com antecedentes,  este deputado a Assembleia Nacional pela UNITA teria se disponibilizado na sensibilização de recolha de assinaturas de apoio a candidatura de Alicerces  “Aly”. São-lhe também imputada  a condução  de uma reunião com secretários provinciais  na qual teria apontado o candidato “Aly” como o “mais aceitavel” comparando aos outros dois candidatos.

Antigo professor na Jamba, por qual passaram nas suas mãos vários jovens, hoje já adultos, o deputado Chipindo Bonga foi também SG da JURA ao tempo de Jonas Savimbi. Desde então conservou  o seu poder de influencia junto a juventude e hoje há o adazio dentro do partido de que nao se ganha um congresso sem se ter o apoio de Chipindo Bonga. 

É apontado como a  figura por detrás da derrota de Abel Chivukuvuku, no congresso antepassado da UNITA  em que disputou contra o actual líder, Isaías Samakuva.

No ùltimo congresso da JURA, foi também o responsável pela eleição de Mfuka Muzemba. Teria antes escutado uma entrevista deste jovem  na rádio Despertar  e semanas depois convocou os delegações e secretários provinciais para transmitir que os traços do seu candidato preferido  estava identificado em Mfuka Muzemba.



O professor Bonga como é tratado, é neste momento um dos principais membro do circulo presidencial de Isaías Samakuva que ditam as regras da UNITA. Diz-se que no parlamento, onde é deputado, opera como “os olhos e os ouvidos do Presidente”.
Didi Chiwale por detrás da campanha
De acordo com informações plausíveis a campanha para  candidatura de Lossaya Alicerces Bartolomeu  “Aly”  tem por detrás  Adriano Sapinala “Didi Chiwale”, filho do veterano Samuel Chiwale.  Adriano Sapinala é um dirigente da nova geração   da UNITA que teria perdido a disputa contra Mfuka Muzemba no congresso passado da JURA.  Acarreta a fama de se ter tornado  nos “olhos e ouvidos do Presidente Samakuva” junto a juventude. Outros imputa-lhe a co-autoria no derrube de Muzemba na gestão da JURA,  em função de rencentimentos políticos.