.

.

miércoles, 25 de junio de 2014

25/06/2014 - ANGOLA: DIRECÇÂO DA EDUCAÇÂO JUSTIFICA CORTES NOS SALÁRIOS DE PROFESSORES

Direcção da Educação justifica cortes nos salários de professores

Aspecto da cidade de Uíge
Aspecto da cidade de Uíge
Ministério da Educação exige exclusividade dos professores. "Qualquer professor é um funcionário exclusivo, proibido de ter uma outra ocupação"
A Direcção Provincial da Educação justifica os motivos que levaram ao corte de salários de alguns professores em exercício na Província do Uíge.
De acordo com o director interino Alexandre António, a medida surge de acordo com a lei 3/08 do estatuto especial da carreira docente e o artigo 17/10 da lei da organização e do funcionamento dos órgãos da administração local do Estado.
“Qualquer professor é um funcionário exclusivo, proibido de ter uma outra ocupação, porque a qualidade do ensino depende muito da disposição física e mental do professor. Além disso o professor, tendo 37 horas obrigatórias de trabalho, ele tem a carga lectiva e a não lectiva para a planificação eficiente e avaliação com qualidade” justificou-se.
Alexandre António acrescentou que com base neste regulamento o Ministério da Educação elaborou uma circular em 2011, que determina que os professores técnicos pedagógicos e especialistas ficam sujeitos ao regime geral da função pública no que respeita a disciplina, incompatibilidade e acumulação de cargos públicos ou privados.
“O ministério da educação orientou que todos os professores e pessoas afectas que estejam nesta situação, dando a possibilidade de escolher entre permanecer no sector da educação ou sair” disse.
Enquanto isso os professores afectados por estas medidas necessitam de um esclarecimento claro.
Para o efeito, o sindicato dos professores continuam a declarar que existem várias razões para os professores recorrerem ao caderno reivindicativo já elaborado.
Amândio Vieira Simão, secretário provincial do sindicato da carreira docente no Uíge:
“Há muitas situações que afligem os professores e que merecem o esclarecimento conciso. Nós temos de procurar um mecanismo para resolvermos com a entidade empregadora, já elaboramos o caderno reivindicativo e não vamos deixar que não houvesse um esclarecimento com relação aos professores que foram cortados os salário