.

.

lunes, 28 de julio de 2014

28/07/2014 - ANGOLA: PARABÉNS KOTA ISAIAS SAMAKUVA



PARABÉNS KOTA SAMAKUVA ! !
Pedrowski Teca


Em Agosto de 2012, durante a campanha eleitoral para as Eleições Gerais do mesmo ano, tive a oportunidade de testemunhar uma moldura humana similar a esta num comício do Presidente da UNITA, Isaías Samakuva, no Município de Benguela. Na mesma província, também assisti ao comício do Presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos no município do Lobito. Visitei Benguela a convite da Associação Omunga, sendo parceiros na campanha “Por Uma Angola Livre”.

Na altura, acredito que o regime retiraria o titulo de “maior partido politico da oposição Angolana” a UNITA, se o senhor Isaías Samakuva não fizesse tal périplo em várias províncias para expôr ao mundo a moldura humana por detrás do seu partido, convidando a mídia internacional porque a nacional censurava apresentar tais realidades.

Notei que os militantes da UNITA são genuinamente leais ao seu partido e cumprem com os seus deveres sem serem corrompidos com transportes, comes e bébes, etc, porque o comício de Samakuva estava previsto para às 12 horas no centro da cidade, mas o regime fez com que mudassem de local na última da hora, começando apenas quando eram cerca de 16 horas porque o voo que transportava o Presidente da UNITA fora atrasado.

Contrariamente as dificuldades que a UNITA e seu Presidente enfrentaram, o Presidente do MPLA, para além de ter todos os recursos do Estado à seu dispor (chegando até a disponibilizar autorcarros públicos para transportarem populações em quase todos os municípios de Benguela, onde no regresso registou-se um acidente cujas fatalidades nem sequer mereceram devidas coberturas noticiosas nos órgãos de comunicação social do Estado (TPA, RNA, JA, Angop, etc) porque afetaria a campanha eleitoral do MPLA), decretou-se também tolerância de ponto para se acolher o senhor José Eduardo dos Santos.

As injustiças daqueles dois dias, foram registadas pela Associação OMUNGA neste artigo:

“Na recta final da campanha eleitoral, José Eduardo dos Santos, cabeça de lista do MPLA, escolheu Benguela para fazer o seu comício a 27 de Agosto, enquanto Isaías Samakuva escolheu a mesma província para o seu comício de 28 de Agosto.
Acompanhadas as duas actividades, apresentamos aqui um breve resumo avaliativo e comparativo entre o que teve cada uma que a outra não teve.

ATIVIDADE DO MPLA
Foi realizada na cidade do Lobito, no descampado perto do IMNE.
1 - O cabeça de lista do MPLA utilizou recursos do Estado para realizar a sua deslocação como o transporte aéreo;
2 - O cabeça de lista do MPLA usou o cargo de Presidente da República e fez inaugurações;
3 - O cabeça de lista do MPLA usou o cargo de Presidente da República e fechou espaço aéreo;
4 - O governo provincial decretou tolerância de ponto;
5 - Havia militares fardados;
6 - Havia ambulâncias e carro dos bombeiros;
7 - Havia posto de socorros;
8 - Teve cobertura geral pelos órgãos de comunicação social públicos como TPA e RNA;
9 - Houve maratona com cerveja barata;
10 - Não houve presença de aparato policial da PIR


ATIVIDADE DA UNITA
Realizou-se em Benguela no descampado por defronte do Instituto Médio Industrial. Esta foi a alternativa porque lhe foi impedido utilizar o Largo de África (no centro da cidade) conforme programado, justificado estar previsto para o mesmo a realização de uma outra atividade.
1 - Houve atraso na chegada de Isaías Samakuva por atraso do avião contratado para a sua deslocação;
2 - Não houve tolerância de ponto;
3 - Não houve ambulâncias nem carros de bombeiros nem posto de socorros;
4 - Não houve cobertura pelos principais órgãos de comunicação social públicos como TPA e RNA;
5 - Não houve maratona de cerveja;
6 - Era visível forte aparato policial da PIR incluindo polícias a cavalo;
Veja as fotografias dos dois comícios aqui: http://www.omunga.org/text/jose-eduardo-dos-santos-e-isaias-