.

.

martes, 23 de septiembre de 2014

23.09.2014 - Angola: Samakuva impedido de visitar Universidade Katyavala Bwila

Samakuva impedido de visitar Universidade Katyavala Bwila

Benguela - Não foi realizada a visita do Presidente Isaías Samakuva à Universidade Katyavala Bwila – UKB, em virtude de a Reitoria daquela instituição do ensino Superior ter evocado a ocorrência no mesmo dia e espaço das Jornadas Científicas de Medicina.
Fonte: UNITA
Image“Vimos informar que aquando da nossa resposta à vossa solicitação não tínhamos ainda em nossa posse o programa da V Jornada Cientifica da Faculdade de Medicina que envolverá toda a direcção da UKB no acompanhamento às entidades convidadas sobrepondo desta forma à agenda”, lê-se na nota assinada dia 16 de Setembro de 2014, pelo Reitor em exercício, Alberto Domingos Jacinto Quitembo e enviada dia 17 de Setembro de 2014 ao Secretariado Província da UNITA.
A nota informa que por esse motivo não será possível a realização da visita á Universidade Katyavala Bwila.
Entretanto, no ofício número 188/UKB-R2014, com data de 15 de Setembro de 2014, a mesma Reitoria enviara ao Secretariado Provincial da UNITA em acusava a recepção da comunicação sobre a visita à Universidade Katyavala Bwila.
“Acusamos recepção do V. Oficio Nr 070/GASEC/014 de 12 de Setembro de 2014, referente à visita de S. Excia Sr. Presidente da UNITA, Dr. Isaías Henrique Ngola Samakuva, à UKB, no dia 18 de Setembro do ano em curso, pelo que a Universidade não vê qualquer inconveniente em acolher a visita do Presidente da UNITA, no dia indicado, pelas 09 horas na Reitoria da Universidade.
Observadores que acompanham essas situações atribuem o impedimento da visita do líder da UNITA às decisões tomadas pelo Palácio da Cidade Alta em Luanda.
Para esses observadores, a organização de Jornadas Cientificas Universitárias, normalmente é feita com uma antecipação tal que não permite esse tipo de colisão de programas.
“Tratou-se de mais um acto de intolerância política, desta vez vinda de Luanda através da Universidade Katiavala Buila, que é uma instituição de ensino superior, que não se devia permitir à manipulações dessa natureza, que vêm apenas contribuir ainda mais para descredibilização do nosso sistema de formação superior”, avançou um dos analistas em Benguela.
O programa de visita à Universidade incluía, além de um contacto informal com a Reitoria, visita guiada às instalações e um encontro com os estudantes.
Entretanto, apesar do impedimento da visita à Universidade Katiavala Buila, o Presidente da UNITA cumpriu a sua Jornada laboral à cidade portuária do Lobito.
À sua chegada apresentou cumprimento de cortesia ao Administrador Municipal do Lobito. Depois da troca de impressões sobre a realidade social económica e política da cidade e seus habitantes, o Presidente Isaías Samakuva efectuou visita ao Porto do Lobito, tendo na ocasião proferido um discurso para as populações do Lobito que acorreram ao local, para ver, saudar e ouvir a mensagem do líder do Movimento Nacional para a Mudança. Cumprida essa missão, o mais alto mandatário da UNITA dirigiu-se ao Cine Imperium, onde era aguardado por representantes de vários extractos sociais do Lobito, para uma palestra bastante elucidativa sobre a situação que Angola atravessa e sobre o que os angolanos devem fazer para inverter o quadro.