.

.

martes, 1 de septiembre de 2015

Contar com suas próprias forças

Fonte :Unitaangola
Militantes da UNITA constroem sede partidária no Kuito
Sede.jpg
A sede provincial da UNITA no Bié, é a s primeira infraestrutura do Galo Negro erguida de raiz, pelos militantes na região. Os primeiros quadros da UNITA que chegaram à então cidade de Silva Porto, na sequência do 25 de Abril de 1974, cuja delegação era chefiada pelo então e falecido Nicolau Bianco Chiyuka, um dos 12 treinados na China, acompanhado por Augusto Katimba, estiveram alojados em imóveis comprados pela direcção do Partido.

Alguns dos referidos imóveis onde funcionaram os vários Secretariados do Partido, estão actualmente ocupados por pessoas e instituições ligadas ao MPLA e estão situados na Rua Serpa Pinto, albergando a delegação da ENE e o Comité da OMA. A actual sede da Procuradoria Militar do Bié é também propriedade da UNITA, por oferta do comerciante português, Agostinho, em véspera de sua partida para Portugal.

Apesar de ter sido acordada, em vários acordos, a devolução de imóveis adquiridos pela UNITA, em 1975 e ocupados por pessoas e instituições do MPLA, este último não cumpriu o compromisso, continuando o Galo Negro e os seus quadros a trabalharem em instalações arrendadas. Como se não bastasse, os órgãos de justiça permitiram e consentiram a venda das instalações compradas pela UNITA em 2002, situadas na Rua Strangway.

As estruturas da UNITA funcionaram durante 12 anos, isto é, de 2002 a 2014, em instalações arrendadas na rua Serpa Pinto, suportando ameaças, por pessoas ligadas ao MPLA, que não se sentiam conformadas com a presença da delegação da UNITA.

A sede provincial da UNITA, inaugurada pelo Presidente do Partido, Dr. Isaías Samakuva, no passado dia 8 de Agosto de 2015, foi erigida num terreno comprado por meio de um profundo secretismo, atendendo a onda de intimidação que sectores radicais do regime faziam a vários proprietários que manifestassem interesse de comercializar seus imóveis com a UNITA, ou com cidadãos ligados a esse Partido.

António Nogueira Leite, Enoque Severino Chissola, Pompeu Savihemba Chilonda e Bernardo Prata constituíram a comissão criada em 2006, pelo então Secretário Provincial da UNITA, Sabino Sakutala Kalusase, para a consumação da compra do imóvel ao qual estava ligado o espaço em que nasceu a imponente infraestrutura partidária.

As obras de construção tiveram início Setembro de 2013, impulsionadas pelo actual Secretário Provincial, Dr. Adérito Kandambu, respondendo, com essa iniciativa, à necessidade de maior espaço de trabalho e explorando o factor da sua localização numa área nobre da cidade.

O Veterano e General na Reforma Enoque Severino foi o encarregado de obra sob supervisão directa do Secretário provincial.

De salientar que a conclusão das obras premia o esforço dos militantes, cujas contribuições permitiram a concretização do desejo de património imobiliário próprio, vencendo as dificuldades e bloqueios impostos pelo regime do MPLA.

“Fica claro a todos que duvidam da capacidade de realização dos quadros da UNITA, que da escola do nosso Mestre Jonas Malheiro Savimbi, aprendemos a contar essencialmente com as nossas próprias forças”, afirmou António Nogueira Leite, ao descrever etapas do processo de construção do edifício.

“Esta casa é a nossa mulemba, onde todos os homens e mulheres desta Angola e da província em particular encontrarão a força anímica e patriótica para o arauto da mudança para a concretização dos ideais de Muangai”, acrescentou o político, recordando que “a UNITA aprendeu sempre a ganhar espaço próprio a partir ada força anímica dos homens e mulheres que é permanente, interna e indestrutível”.