.

.

jueves, 26 de mayo de 2016

3 Mortos no ataque contra Deputados da UNITA em Benguela

Fonte :Unitaangola

Adalberto_Ngalanela.jpg
Três pessoas foram mortas, na tarde de 25 de Maio de 2016 em Kapupa, município do Cubal, entre eles o Inspector do Secretariado Provincial da UNITA em Benguela, Fernando Sachepa, na sequência do ataque perpetrado por militantes do MPLA contra a delegação de Deputados do Grupo parlamentar da UNITA.

Do ataque resultaram igualmente feridos, dos quais 4 já socorridos, estando os outros desaparecidos, diante do olhar impávido dos efectivos da Polícia Nacional que acompanharam os Deputados.


Na sequência destes graves incidentes, o Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Adalberto Costa Júnior que encabeçou a delegação, bem como os Deputados Anita Raquel Bela Filipe e Alberto Ngalanela tiveram de ser evacuados do local, por membros do Secretariado Provincial.

Na manhã desta quinta-feira a delegação reuniu-se com o Governador Provincial e o Delegado do Ministério do Interior em Benguela, para analisar os factos ocorridos na Kapupa.

Apesar disso, os Deputados, prosseguem com as actividades em Benguela e nas restantes sete províncias, com visitas às instituições públicas e privadas, projectos de investimentos públicos e manter encontros com as populações nas comunidades, organizações da sociedade civil, empresários, estudantes, instituições hospitalares, de ensino, partidos políticos, bem como com as estruturas da UNITA no terreno.

Em Benguela, depois dos encontros com o Governador, com os membros do Secretariado Provincial e a visita ao Cubal, os Deputados Raul Manuel Danda, e Alberto Francisco Ngalanela foram hoje ao Município do Balombo.

Na Lunda Norte os Deputados Elioth Ekolelo, Sofia Porfirio Kassungo Mussonguela, e também o Secretário dos Direitos Humanos da UNITA, Joaquim Nafoia, ja estiveram no Governo provincial, onde foram recebidos pelo Governador, Ernesto Mwangala, tendo também visitado os Hospitais do Dundo e do Chitato, as obras do Aeroporto Local, o projecto agro-pecuário de Cacanda, entre outros espaços públicos e privados.

A delegação do Kuanza Norte composta pelos Deputados Mártires Correia Victor, Helena Bonguela Abel e Mfuka Muzemba, reuniu-se com os membros do Secretariado Provincial, visitou o Governo Provincial e o Bispado, enquanto no Kuanza Sul os Deputados Miraldina Olga Jamba e Piedoso Chipindu Bonga se desdobraram em contactos na sede Provincial e nalguns municípios.

Na província do Kuando Kubango, os Deputados Albertina Navemba Ngolo, Manuel Savihemba e Regina Txipoia também conversaram com os membros do Secretariado Provincial, visitaram o Bispado e a Escola Católica, devendo prosseguir com a sua agenda para outros sectores.

Em Malange os Deputados Estêvão José Pedro Katchiungo e Liberty Chiyaka foram igualmente recebidos pelos membros do Secretariado Provincial do Partido, foram ao Governo provincial e visitam outros objectivos económicos e sociais da província.

Na província do Uíge os Deputados João Marques Ntiama, Ernesto Mulato e, o Assessor Mateus Figueiredo estiveram na Universidade Kimpa Vita, viram o Projecto de casas sociais, os mercados locais, estiveram reunidos com membros do Secretariado Provincial do Partido e desdobraram-se para os municípios do Songo e Sanza Pombo.

Os Deputados Silvestre Gabriel Samy, Maria Luísa Andrande e Daniel José Domingos, visitaram escolas, hospitais e a corte do reino do Congo, na província do Zaire.

As visitas tem o seu fim previsto para o dia 27 de Maio de 2016, de acordo a programação desta primeira fase.

Luanda, 26 de Maio de 2016
O GRUPO PARLAMENTAR DA UNITA