.

.

jueves, 26 de mayo de 2016

MPLA embosca Deputados da UNITA em Benguela

Fonte :Unitaangola

Adalberto.jpg
O segundo dia de trabalhos dos deputados do grupo parlamentar da UNITA na província de Benguela, subdivididos em sete outros grupos que além desta província, a trabalharem em sete outras províncias do país para constatar o funcionamento das instituições do estado e do nível de vida social, económico do cidadão, desde terça-feira, 24 de Maio do ano corrente, ficou marcado por actos de intolerância política perpetrados pelos militantes do MPLA, tendo causado a morte à um militante da UNITA, vários feridos e desaparecidos e um polícia que, abstiveram-se de acudir a situação quanto antes, informou o incidente esta manhã, 26 de Maio de 2016, o líder da bancada parlamentar da UNITA, Adalberto Costa Júnior.


"Esse acto ocorre a meio de um programa de deputação à província de Benguela, em que os deputados estavam a cumprir um programa de visita a municípios, às comunas, de contacto o com o cidadão eleitor. Fiscalização dos programas de investimento público, o programa do conhecimento das instituições; aliás da provincial, do município em que nos encontrávamos, porque tínhamos realizado encontros com responsáveis administrativos. E, portanto, eu já não sei se isso chamaria bem problema de intolerância, não me parece que se enquadre bem apenas essa questão. Aquilo foi um ataque intencional, repetido. Um ataque que lamentavelmente se efectuaram morto. Lamento porque pode crescer o número", disse.

O responsável do grupo parlamentar da UNITA que descreve a acção como criminosa e intencional, afirmou que os actos de intolerância contra o seu partido têm sido recorrente naquela localidade e os autores não são responsabilizados pelas autoridades. Afirmou ainda que os infratores proferiram ameaças frontais durante o acto, pelo que defendeu a investigação dos implicados neste acto nefasto.

"Isto ocorreu ao fim da tarde. Há pessoas desaparecidas, entre militantes e segundo me disse o comandante da polícia do Cubal, um dos polícias também está desaparecido. E, eu temo que possam não estar vivos. Pessoas bem identificadas, pessoas que proferiram ameaças frontais no devido ataque. Uma atitude realmente muito, muito intencional. E detinham várias emboscadas, ao ponto que, portanto, isto trata-se claramente um acto criminoso e que, deve ser absolutamente investigado. E, não é o primeiro naquela área. O que ocorre, infelizmente, é que, nunca há apuramento de responsabilidades nestes casos. E, naturalmente, que, quando não há responsabilização as pessoas sentem-se fortes da impunidade e têm a coragem de atentarem frente a polícia, frente dirigentes, de mostrar cara e desferi-lo no modo permanente durante um largo percurso do trajecto. E, devo dizer que de facto a questão é de muita gravidade e, as autoridades devem efectivamente fazer um rápido e urgente apuramento de responsabilidades", ressaltou.

Adalberto Costa Júnior diz não ter dúvida de que o acto foi intencionalmente protagonizado, tendo acorrido com a retirada das bandeiras em circunscrições controladas pela UNITA, a colocação das bandeiras do MPLA e que, os homens que realizaram tais actos estavam devidamente organizados.

"Não tenho dúvidas porque eles proferiam palavras bastantes claras da sua intencionalidade. Eles tinham praticado uma colocação de bandeiras do MPLA em terreno pertença dos membros da UNITA naquele local. Portanto, quem possui bandeiras e as coloca em áreas de propriedade privada que, depois actua desta maneira, não há dúvida nenhuma que está associada à questão partidária. Encontramo-los muito bem organizados, saiam do meio do milheiral em grandes grupos, com intencionalidade violenta e quem apanhassem claramente não saiu dessa malta e o morto que temos foi apanhado", denunciou o líder parlamentar do galo negro.