O Presidente da UNITA defendeu esta quinta-feira, 20 de Outubro de 2016, a autonomia para a Província de Cabinda.
Isaías Samakuva que respondia as questões colocadas pelos internautas da Rede Social Facebook, com a moderação da Jornalista Ana Margoso, precisou que o seu Partido defende autonomia para a Cabinda.
“Achamos que Cabinda tem as suas especificidades e podemos a exemplo da região autónoma dos Açores, evoluir para esse estatuto”, afirmou o líder da UNITA para quem, concretizando-se a autonomia da região rica em petróleo, os assuntos de defesa e finanças ficam na responsabilidade do governo Central.
De acordo com o líder da UNITA, o problema de Cabinda também pode-se resolver no âmbito da implementação das autarquias locais.
“As autarquias que o governo do MPLA não quer implementar são para Cabinda, uma prioridade”, sublinhou Isaías Samakuva, que entende que agindo desta forma, os Cabindas estarão a cuidar dos seus assuntos, que têm a ver com as suas vidas.
Isaías Samakuva acredita e espera que uma solução para Cabinda, quer por via da autonomia quer pela via das autarquias pode satisfazer as aspirações dos povos daquela região rica em petróleo. | |