Um grupo de jornalistas, activistas, académicos e cidadãos, no geral, lançaram no fim- de-semana passado em Luanda, uma campanha denominada “controle o seu voto” para incentivar os eleitores a acompanharem junto das urnas, a contagem dos votos e a leitura das actas após o acto de votação no dia 23 de Agosto.
Segundo informou a voa, o objectivo é evitar qualquer tipo de fraudes como as que foram apontadas depois das três anteriores eleições em Angola.
A ideia foi acolhida com agrado pelas diferentes personalidades da sociedade angolana.
João Walter, Jornalista de profissão, aderiu ao programa que visa garantir a transparência dos resultados das eleições.
“No dia 23 de Agosto de 2017 eu não sairei da Assembleia de votos, antes da leitura da acta final, por eleições livres, justas e transparentes”
O Psicólogo Francisco Teixeira, também cedeu a sua adesão ao projecto, com vista a assegurar eleições livres, justas e transparentes, antes durante e depois do acto da votação.
“No dia 23 de Agosto não saio da Assembleia de voto sem antes assistir a leitura da acta final, por eleições livres, justas e transparentes”.
O activista Albino Bingubingu, do grupo do processo 15+2, manifestou também a sua adesão, garantido que, no 23 de Agosto vai acompanhar a votação até a leitura da acta final.
“No dia 23 de Agosto eu estarei na Assembleia de voto até a leitura da acta final”.
|