.

.

jueves, 7 de septiembre de 2017

UNITA Vai Recorrer ao Tribunal Constitucional

Fonte :KUP
UNITA vai recorrer ao Tribunal Constitucional, assegura seu Mandatário
Jose Pedro.jpg
Falando à imprensa depois da divulgação pela CNE, dos resultados definitivos das eleições gerais de 2017, Estevão José Pedro Kachiungo assegurou que a UNITA vai recorrer ao Tribunal Constitucional, nas vestes de tribunal eleitoral, para resgatar a verdade eleitoral.⇒

"Do ponto de vista da UNITA estes resultados não reflectem aquilo que a lei manda. A CNE tem por obrigação recolher os resultados vindos das províncias para fazer o consolidado nacional. Acontece que o processo já vem maculado de vícios que violam a lei e a Constituição, a partir das províncias", disse Estevão José Pedro Kachiungo.

Para o Mandatário da UNITA, tudo começou com a divulgação dos resultados provisórios pela Porta-voz da CNE, que a instituição encarregue de organizar e conduzir os processos eleitorais, não consegue dizer de onde vieram os resultados provisórios divulgados ao país, no dia 24 de Agosto.

De acordo com o responsável, a CNE tentou conformar os resultados provisórios para serem iguais aos resultados nacionais.

"A Lei não manda ssim, a lei manda que o apuramento provincial seja feito nas provínciais comparando acta por acta e esses resultados é que viriam a Luanda. A CNE fez o contrário, mandou oficiais com nome de grupo técnico para as províncias conformarem as actas de acordo com aquilo que a CNE produziu aqui (Luanda)"; prosseguiu o Mandatário da UNITA, reforçando que esses resultados são contestáveis.

Estevão José Pedro Kachiungo assegurou que o seu partido vai recorrer aos tribunais para que a justiça faça com se resgate a verdade eleitoral.

Apelou os cidadãos a manter a calma e serenidade.