.

.

viernes, 6 de octubre de 2017

JLO Nomeia Membros do Governo

Fonte :Unitaangola
João Gonçalves nomeia membros do seu Executivo
João Lourenço MPLA.jpg
Já são conhecidos os rostos do Executivo de João Manuel Gonçalves Lourenço, na sua maioria transitam no elenco que trabalhou com José Eduardo dos Santos.

João Lourenço nomeou Manuel José Nunes Júnior, para o cargo de Ministro de Estado do Desenvolvimento Económico e Social, Pedro Sebastião para o cargo de Ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Frederico Manuel dos Santos e Silva Cardoso, para o cargo de Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República.

Enquanto isso, o lugar deixado vago por João Lourenço no Ministério de Defesa Nacional fica preenchido por Salviano de Jesus Sequeira. Ângelo de Barros da Veiga Tavares vai continuar no cargo Ministro do Interior, ao passo que Manuel Domingos Augusto passa a ocupar o cargo de Ministro das Relações Exteriores. Augusto Acher de Sousa Mangueira foi nomeado para o cargo de Ministro das Finanças, enquanto Adão Francisco Correia de Almeida passa a exercer o cargo de Ministro do Território e Reforma do Estado.

António Rodrigues Afonso Paulo, foi nomeado para o cargo de Ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Marcos Alexandre Nhunga vai continuar no cargo de Ministro da Agricultura e Florestas, quando Bernarda Gonçalves Martins Henriques da Silva vai conduzir o Ministério da Industria, numa altura em que João Baptista Borges vai continuar a responder pelo cargo de Ministro da Energia e Águas.

Diamantino Pedro Azevedo, nomeado para o cargo de Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, quando Augusto da Silva Tomás, vai manter-se no cargo de Ministro dos Transportes. Manuel Tavares de Almeida, nomeado para o cargo de Ministro da Construção e Obras Públicas, Victória Francisco Lopes Cristóvão de Barros Neto, para o cargo de Ministra das Pescas e do Mar, José Carvalho da Rocha, para o cargo de Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Ana Paula Chantre Luna de Carvalho, para o cargo de Ministro do Ordenamento do Território e Habitação.

Pedro Luís da Fonseca, foi chamado para o cargo de Ministro da Economia e Planeamento, Maria do Rosário Bragança Sambo, para o cargo de Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. Já Maria Cândida Teixeira, foi nomeada para o cargo de Ministra da Educação, enquanto Sílvia Paula Valentim Lutucuta foi chamada para o cargo de Ministra da Saúde, numa altura em que Maria Angela Teixeira de Alva Sequeira Bragança, passa a exercer o cargo de Ministra da Hotelaria e Turismo.

Ainda no âmbito das nomeações efectuadas por João Lourenço, Victória Francisco Correia Conceição, vai exercer o cargo de Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, quando Carolina Cerqueira vai manter-se no cargo de Ministra da Cultura, enquanto Ana Paula Sacramento Neto fica no cargo de Ministra da Juventude e Desportos.

Pela Comunicação Social passa a responder Aníbal João da Silva Melo, quando João Ernesto dos Santos “Liberdade” deixa o cargo de governador do Moxico para ocupar-se do Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria. Pelo Comércio foi nomeado o novo Ministro, chama-se Jofre Van-dúnem Júnior, numa altura em que Paula Cristina Francisco Coelho é agora Ministra do Ambiente, quando Ana Maria de Sousa e Silva, fica no cargo de secretária do Conselho de Ministros.

Ao nível de governos provinciais, as novidades são a nomeação de Adriano Mendes de Carvalho, para o cargo de governador da província de Luanda, de Eugénio César Laborinho, para o cargo de governador da província de Cabinda e de Mpinda Simão, para o cargo de governador da província do Uíge. José Joana André, João Bernardo de Miranda, José Maria Ferraz dos Santos, Norberto Fernandes dos Santos, Ernesto Muangala, foram reconduzidos aos cargos de governadores das províncias do Zaire, Bengo, Kwanza Norte, Malanje, Lunda Norte, respectivamente.

Ernesto Fernando Kiteculo, foi nomeado para o cargo de governador da província da Lunda Sul, ao mesmo tempo que Manuel Gonçalves Muandumba vai ocupar-se do Moxico, quando Eusébio de Brito Teixeira, vai manter-se no cargo de governador da província do kwanza sul, assim como Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, em Benguela, João Baptista Kussumua, no Huambo e Alvaro Manuel de Boavida Neto, no Bié. Também conservam-se nos cargos de governador do Namibe, Huila, Cunene, Kuando Kubango, respectivamente Carlos da Rocha Cruz João Marcelino Tyipinge, Kundhi paihama, Pedro Mutinde.

Antes, João Lourenço procedeu a nomeação de membros do seu gabinete. Assim, José Filipe, foi nomeado para o cargo de director do Cerimonial do Presidente da República. Num outro documento, o Presidente da República, João Lourenço, nomeou Edeltrudes Maurício Fernandes Gaspar da Costa, para o cargo de ministro e director do Gabinete do Presidente da República, Félix de Jesus Cala, para o cargo de secretário-geral do Presidente da República e Edson Ulisses de Carvalho Alves Barreto, para o cargo de director do Gabinete de Quadros do Presidente da República.

João Lourenço nomeou, igualmente por Decreto Presidencial, Marcy Cláudio Lopes, para o cargo de secretário para os Assuntos Políticos, Constitucionais e Parlamentares do Presidente da República.

Nomeou também Victor Manuel Rita da Fonseca Lima, para o cargo de secretário para Assuntos Diplomáticos de Cooperação Internacional do Presidente da República; Itiandro Slovan de Salomão Simões, para o cargo de secretário para os Assuntos Judiciais e Jurídicos do Presidente da República.
A lista prossegue com a nomeação de Luís Fernando, para o cargo de Secretário para os Assuntos de Comunicação Institucional e de Imprensa do Presidente da República e Flávio Saraiva de Carvalho da Fonseca, para o cargo de Secretário para os Assuntos Regionais e Locais do Presidente da República.
De salientar que a tomada de posse dos novos governantes está marcado para este sábado, 30 de Setembro de 2017.