.

.

jueves, 7 de junio de 2018

Dom Jaka despede-se da Diocese de Caxito para Benguela

Dom Jaka despede-se da Diocese de Caxito para Benguela
Dom- António Jaka 01.jpg
O Bispo da Diocese de Caxito, Província do Bengo, despediu-se esta segunda-feira, 04 de Junho de 2018, aos fiéis da Comunidade que fundara há 11 anos, para assumir a missão agora em Benguela.
Na mensagem de despedida Dom António Jaka pediu aos fiéis a rezarem a favor dos seminaristas da comunidade para o crescimento da Diocese que liderou há mais de uma década.

“Com mais sacerdotes será possível erigir mais paróquias, temos apenas 15 e dois centros pastorais. Pois, bem, hoje convido-vos, caros irmãos e irmãs, fiéis desta diocese, rezemos pela perseverança destes seminaristas”, disse.
O Bispo agradeceu ao governador da província do Bengo, e seus colaboradores, aos partidos políticos locais, as organizações civis, por todo o carinho, consideração demonstrados por estas instituições da província, e agradeceu também a todos que marcaram presença no acto da sua despedida.

“Obrigado nosso governador e seus colaboradores mais directos por estarem aqui connosco, os meus agradecimentos aos representantes dos partidos políticos aqui na nossa província do Bengo, associações profissionais e estudantis, o nosso agradecimento é extensivo às autoridades profissionais. Saúdo e agradeço aos irmãos das comunidades eclesiais, termino agradecendo a presença honrosa do nosso Núncio Apostólico”.

O Núncio Apostólico em Angola, o arcebispo Dom Peter Rajic, presente no evento deixou palavras de conforto e encorajamento para o novo Bispo de Benguela.

A governadora da província do Bengo, Mara Quiosa, reconheceu o empenho da Igreja como principal parceiro do Estado.
“A Igreja sempre jogou e joga até aos nossos dias nas nossas comunidades. A Igreja é, foi e continuará a ser sempre o principal parceiro do estado. Ali onde o governo não consegue colocar uma escola, colocar um hospital, a Igreja sempre o fez, sempre desempenhou este grande papel nas nossas comunidades relativamente e de forma particular aqui. O resgate dos valores morais, a promoção do amor ao próximo e da interajuda entre os homens”.
A governadora agradeceu o trabalho do Bispo, no momento que esteve em frente da Diocese de Caxito em particular, e da província em geral.

“De facto, o momento é de nostalgia, já o disse inicialmente, mas também é de alegria, Dom Jaka. Gostaríamos aproveitar essa oportunidade, para em nome do governo da nossa província, manifestar aqui e agora, os nossos mais profundos agradecimentos, por tudo quanto fez pela nossa província de uma forma geral, mas pela nossa comunidade cristã de uma forma particular”, prosseguiu.

“Excelência, Reverendíssima, sentiremos saudades, principalmente dos sábios conselhos que nos concedeu desde que chegamos a essa província, há sensivelmente 4 meses. Conselhos estes que nos ajudaram, naturalmente, na busca constante de solução dos problemas sociais das nossas comunidades”, sustentou a governadora.
www.unitaangola.org