.

.

lunes, 5 de mayo de 2014

29/04/2014 - ISABEL DOS SANTOS É A ÚNICA INFLUENTE DOS PALOP, SEGUNDO REVISTA JEUNE AFRIQUE-29/04/2014

 Isabel dos Santos é a única influente dos PALOP, segundo revista Jeune Afrique

Lisboa - A empresária angolana Isabel dos Santos é a única personalidade dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa a figurar na lista das 50 pessoas africanas mais influentes no mundo, de acordo com a revista Jeune Afrique.

Fonte: Lusa
"Ela é a mulher mais rica de África, de acordo com a revista Forbes, mas a sua aura ultrapassa largamente as fronteiras do continente", escreve a revista Jeune Afrique numa edição que dá conta das 50 personalidades africanas mais influentes a nível mundial, e que inclui nomes como o do futebolista Didier Drogba ou o bispo Desmond Tutu.

"Mulher de negócios hiperactiva, Isabel internacionalizou as suas actividades, nomeadamente no antigo país colonizador, Portugal", acrescenta a revista numa curta caracterização da empresária angolana.

No pequeno artigo, considera-se ainda que Isabel dos Santos é "um dos investidores mais poderosos de Lisboa", principalmente pela participação no Banco BPI, o quarto maior banco português, e sublinha-se a discrição da filha do Presidente.

"Ela continua muito pouco mediática, e por isso a sua entrevista ao Financial Times, em 2013, não passou despercebida".

Isabel dos Santos, filha do presidente de Angola, entrou pela primeira vez, em 2012, na lista das personalidades mais ricas do mundo, elaborada pela revista Forbes, com uma fortuna avaliada em 2 mil milhões de dólares.

A empresária é a primeira multimilionária de Angola e a mulher mais rica de África, de acordo com a lista 'The World's Billionaires 2013', divulgada pela Forbes em Março do ano passado.

O primeiro negócio da filha mais velha do presidente angolano, José Eduardo dos Santos, foi um restaurante chamado Miami Beach, que inaugurou em Luanda, em 1997, quando tinha 24 anos.

Aos 40, Isabel dos Santos detém participações em várias empresas em Angola e em Portugal, sendo o seu maior activo os 25% que detém na Unitel, uma das duas redes de comunicações de telefone em Angola, em que tem também um lugar na administração.

Em Angola, Isabel dos Santos faz parte do conselho de administração do Banco Bic, onde detém uma participação de 25%, e, em Portugal, detém 28,8% da Zon Multimédia e pouco menos de 20% do BPI.