.

.

sábado, 5 de diciembre de 2015

Abertura do XII Congresso

Fonte :Unitaangola
Começou o XII congresso da UNITA num espírito positivo
DSC_Nov4950.jpg
Arrancou na tarde a 03 de Dezembro de 2015, o XII congresso da UNITA, que decorre até 5 de deste mês, na província de Luanda, sob lema: “Aprofundar a Democracia para servir os angolanos”.


O Conclave analisa vários assuntos e documentos importantes da organização, como o estatuto, apresentação do relatório da direcção cessante do partido, a eleição do novo Presidente desta força política na oposição.


Alcides Sakala da Comissão Eleitoral do XII congresso da UNITA, que reúne mais de 1100 delegados, conta com assistência de vários sectores e organizações da sociedade, como partidos políticos na oposição, religiosas, tradicionais, pessoas da sociedade civil, corpo diplomático acreditado no país, falou do cronograma dos trabalhos que preenchem o conclave dos maninhos.


"O congresso está a decorrer como previsto. Terminada esta parte iremos depois constituir a mesa do congresso e consequentemente a constituição das comissões de trabalho, que são diversas, e que vão começar ainda hoje com os trabalhos, e continuar amanhã de formas que no Sábado, que é portanto, no dia 5, se faça a eleição do novo presidente da UNITA. Portanto, nós fazemos uma avaliação positiva.Tudo tem corrido como previsto e penso que é mais um passo que a UNITA faz no sentido de contribuir para o aprofundamento da democracia interna, e levar esta experiência como ante-câmara para o país quando a UNITA for a dirigir os destinos de Angola. A ideia aqui é levar de nossa experiência. É possível fazer-se para promover a democracia no nosso país.

O responsável da Comissão Eleitoral para este congresso, afirmou que o primeiro dia fica marcado pela constituição de várias comissões que vão abordar vários aspectos ligados a vida interna do partido, que no fim das discussões, produzirão um comunicado final sobre os resultados desta reunião mágna. Sakala Simões avançou estando a participar do conclave cerca de 1150 delegados, vindos das 18 províncias do país e do exterior.

"Para o discurso de abertura dizia, basta constituir a mesa do congresso, haverá seguramente a apresentação do relatório. O relatório da direcção cessanante e a constituição das várias comissões de trabalhos. Portanto, serão diversas; não sei dizer quantas que se estão a prever a criar, mas haverá várias que vão cobrir áreas específicas, entre a discussão, e propostas resoluções que virão depois à plenária. Eventualmente será realizado amanhã, não há problemas nenhuns. Para elaborar-se depois um comunicado final. Nós temos cerca de 1150 delegados. Portanto, nacionais e os que vieram do exterior que representam vários círculos da diáspora".