.

.

lunes, 7 de diciembre de 2015

Discurso do Presidente reeleito, Isaías Samakuva


Caros companheiros Delegados ao XII Congresso do nosso glorioso Partido

Exmos. Senhores representantes das organizações da sociedade civil

Exmos senhores representantes dos Partidos Políticos 

Exmos Senhores Representantes dos Governos estrangeiros

Ilustres Convidados 

Angolanas e angolanos:
Muito obrigado a todos. 

Obrigado a todos os meus companheiros da UNITA que vieram de todas as províncias e municípios do país, e também do estrangeiro, para me transmitirem confiança e me conferirem um mandato para uma missão especial.

Muito obrigado também à minha querida esposa, Inês Samakuva, minha companheira de todas as horas, que aceita todos estes sacrifícios de ser esposa de um politico apostado em servir o seu povo e o seu país. Muito obrigado, Inês!

Gostaria de dirigir uma saudação especial aos dois meus companheiros que tornaram possível esta vitória da UNITA: em primeiro lugar, o companheiro Lucamba Paulo Gato, um exímio negociador, que num dos momentos mais difíceis da vida do nosso Partido conseguiu atravessar a ponte de uma era para outra, mantendo intacta a unidade do Partido. Conto com a sua inteligência, a sua capacidade organizativa, a sua lealdade, para integrar a equipa de dirigentes que conduzirá a UNITA à vitória em 2017.

Em segundo lugar, o companheiro Abílio Kamalata NUMA, um jovem amadurecido pelo combate e temperado pelas vicissitudes da luta. Acabou de travar mais um combate. Pode não ter tido os resultados que desejava, mas eu diria que o Camarada Numa ganhou. Ganhou porque terá aprendido muito neste processo, tal como todos nós. Ganhou, porque fez a UNITA ganhar. E quando a UNITA ganha, ganhamos todos.

Também conto com a sua inteligência, a sua coragem e a sua lealdade, para integrar a equipa de dirigentes que conduzirá a UNITA à vitória em 2017.

Caros companheiros:

Não se trata, no fundo, de uma vitória eleitoral. O que se passou aqui foi uma cerimónia de outorga de um documento, uma guia de marcha, que nos habilita a concluir a missão que me foi atribuída de conduzir a UNITA ao ponto de chegada. Esta guia de marcha é que se chama MANDATO. 
E vocês mostraram mais uma vez que a inteligência do povo não está nos livros, nem nas teorias políticas ou nos títulos académicos. Está, está no bom senso. O povo sabe que não é do seu interesse limitar a validade da Guia de Marcha numa altura em que ele está quase a chegar ao seu destino. 
Menongue foi o ponto de partida. A Cidade Alta é o ponto de chegada. Já estamos em Luanda. Precisamos apenas de entrar na Cidade Alta. Quem tem a chave é o povo. E o povo diz-nos que tem o seu coração preparado para entregar as chaves à UNITA, mas quer que a UNITA esteja unida e trabalhe unida. Trabalhe também com os outros, que olhem por esta nossa Angola e cuidem desta herança grandiosa dos nossos antepassados. 

E nós dizemos: PRONTO. 

E este mandato não podia ser mais claro e inequívoco. Muito obrigado pela confiança. 

A UNITA falou, com voz firme e inconfundível para definir o rumo que devemos seguir. E este nao é um mandato qualquer. Quer pela sua expressividade, quer pela intensidade, sentimos que este mandato visa preparar a UNITA para concretizar mais uma missão histórica da nacionalidade angolana. 

Esta missão, ao que tudo indica, é unir as forças vivas do país para resgatar a Pátria e promover o renascimento de Angola. É estruturar e concluir o diálogo nacional sobre os fundamentos para o imperativo do renascimento de Angola.

Se foi a UNITA que causou a mudança de modo silencioso, já não poderá ser a UNITA sozinha a concretizar a mudança. Até pode não ser a UNITA a passar à frente. Podem ser outros. O importante é que estejamos unidos no propósito e na acção. Unidos no tipo de mudança que Angola precisa, unidos na forma de operar a mudança e unidos nos beneficiaries da mudança.

Uma mudança profunda, com sólidos alicerces, e de longo alcance. Mudança que produza o resgate da Pátria, a reforma do Estado e o renascimento de Angola. 

Uma mudança pacífica, sem revanchismo nem ressentimentos. Mudança com humildade, civilidade e grandeza moral. Mudança que respeita e protege tanto o que já foi construído como os seus construtores. Mudança que garanta confiança e segurança a todos. Quer aos filhos de Angola que têm Angola como sua única Pátria, quer a todos os que decidiram escolher Angola como sua segunda pátria, com ou sem dupla nacionalidade.

Fazer renascer Angola não é tarefa de um partido politico, mas também não é tarefa para as estruturas do regime actual. É uma missão histórica, atribuída a todos os povos de Angola, organizados como partidos politicos, como sociedade civil, ou não organizados. 
É uma missão sagrada, a ser empreendida por todos, em nome de todos e para o benefício de todos. Aprendendo dos erros da história para construir o futuro com os olhos secos. Com a inocência de Alvor e com a esperança de Bicesse, mas com a visão de Martin Luther King e a sabedoria de Nelson Mandela. 



A UNITA tornou-se uma força política pacífica, promotora e defensora da democracia, dos direitos humanos, da soberania popular, do Estado de direito e da boa governação. 

E vocês conferiram-nos este mandato para dizer ao mundo que querem que a UNITA continue como principal factor da estabilidade em Angola. 

Querem que os angolanos deiam à UNITA a oportunidade de governar Angola. Querem que a comunidade internacional volte a ter confiança na UNITA. Porque nós estamos preparados para governar Angola e cooperar com a comunidade internacional. 



Meus amigos:

Agora que o XII Congresso terminou, não há mais apoiantes desta ou daquela candidatura. Só há membros e dirigentes da UNITA. Todos somos UNITA, membros de uma só candidatura, aquela que vai disputea a vitória em 2017. 

Fomos adversários durante uns dias, mas não deixamos de ser irmãos e companheiros da mesma trincheira. SOMOS E CONTINUAREMOS A SER IRMÃOS PARA SEMPRE. 

Vamos todos trabalhar para a UNITA, erguer a bandeira da UNITA e defender o Programa da UNITA. Vamos trabalhar unidos para fazer renascer Angola.

Muito obrigado a todos. 
Vamos todos preparar a UNITA para disputar a vitória nas eleições gerais de 2017.
Muito obrigado.