.

.

domingo, 25 de diciembre de 2016

Discurso do Vice Presidente da UNITA em nome dos Membros



 Discurso do Vice-Presidente em nome dos membros da UNITA por ocasião dos cumprimentos de fim de ano

Dr. Isaías Henrique Ngola Samakuva, Presidente da nossa UNITA, Excelência;
Senhora Inês Samakuva, Excelência;
Senhor Franco Menezes Marcolino Nhany, Secretário-Geral do Partido, Excelência;
Dr. Rafael Massanga Sakaita Savimbi, Secretário-Geral Adjunto do Partido, Excelência;
Ilustres membros da Direcção do Partido;
Caros Presentes;
Minhas Senhoras e Meus Senhores:

É com a mais subida honra que – e com a permissão de V. Exª Senhor Presidente - que, em nome e em representação de todos os militantes, simpatizantes e amigos da nossa grande UNITA, presentes e ausentes, faço uso da palavra, não para fazer um discurso – porque a V. Exª caberá a oportunidade de o fazer, mas de tecer apenas algumas palavras de saudação e de apreço para com V. Exª e digníssima família, na altura em que nos preparamos para encerrar este ano, mais um somado no longo percurso que nos seguramente conduzir à mudança tão almejada pelos angolanos e pela qual a UNITA tanto se tem batido, sob vossa liderança.


A cerimónia que nos reúne aqui, hoje, tem um significado particular pelo facto de estarmos no virar da curva – apertada, é verdade, mas perfeitamente factível – nesta rota que nos conduz à realização de mais um pleito eleitoral que todos auguramos decorra num ambiente de tranquilidade, de perfeita estabilidade, dentro dos mais claros marcos de lisura, transparência, justiça e justeza.

Sob vossa liderança, a UNITA tem estado a crescer todos os dias, tem estado a tornar-se gigantesca, tem estado a ganhar quotidianamente a confiança dos angolanos, mesmo dos mais cépticos, tem estado e erguer-se imponente como a única alternativa para que os angolanos de todos os pontos do país, de todos os credos, religiões e extractos sociais, consigam operar a mudança, saindo do marasmo da miséria e da exclusão para o dia novo da inclusão, do bem-estar para todos, das oportunidades para todos, da cidadania para todos. Todos os angolanos, em todos os locais onde vivem e por onde passam, têm no olhar esperançoso a meta, o ponto de chegada, o porto seguro: é ali já e chama-se Agosto de 2017.

Senhor Presidente, não está num passado distante a descrença e o cepticismo que moraram nos corações de alguns, que pensavam que o combate político contra o que se considerava ser um gigante de invencibilidade quase provada e comprovada, não se podia travar seguido a máxima “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Hoje, porém, todos os cepticismos têm estado a desmoronar-se, o que mostra que a vossa forma e a vossa fórmula de conduzir a política do Partido está a produzir os frutos desejados.
Chegados aqui, ao fechar deste ano de 2016, podemos constatar com grande satisfação que, na verdade a nossa lâmpada não se apaga.

Senhor Presidente,

Não vim aqui esta tarde pedir a quem quer que seja que cerre fileiras em torno de V. Exª porque o apelo nem sequer é necessário. Vim, isso sim, para pedir a todos os militantes da UNITA, presentes nesta sala ou ausentes dela, que redobrem de esforços, de empenho, de disciplina para que o tão almejado sucesso em operar a mudança; mudança que se consubstanciará não apenas na assunção e exercício do poder, mas, sobretudo, no exemplo de inclusão e de boa governação que queremos e vamos dar tanto aos angolanos como ao mundo. Que cada um, na sua trincheira política, faça o melhor que sabe e pode fazer.

Como dizia no início, não foi para fazer propriamente um discurso que para aqui vim, estando esse momento reservado a V. Exª, pelo que, e antes que me perca no conceito de “brevidade”, ficarei por estas breves palavras – aliás foi mesmo isso que prometi – formulando, em nome de todos os presentes, e dos ausentes que aqui não estão, pelas mais variadas razões, votos de um Natal muito Feliz e de um Ano Novo cheio de prosperidades, para si e sua excelentíssima família, sempre com a lâmpada acesa.

Que Deus nos abençoe e nos proporcione força e sabedoria para que percorramos o último troço esta derradeira etapa, curta mas que vai exigir de todos nós muito trabalho e muitos sacrifícios.

Muito obrigado.

Raúl M. DANDA
Vice-Presidente do Partido