.

.

jueves, 20 de julio de 2017

Transmissão dos Resultados Eleitorais


Fonte :UNITAANGOLA
Transmissão dos resultados eleitorais da assembleia de voto
Victorino-Nhany 19-07-2017.jpg
A transmissão dos resultados da votação de acordo com a lei voltou a ser exigida pela UNITA na voz do seu Secretário para os assuntos eleitorais, Victorino Nhany.

“Contra os ditames da lei os resultados provisórios foram transmitidos da A/V para a CNE e da CNE para as CPE’s que receberam operadores técnicos com actas computorizadas a partir de Luanda e que constituíram resultados definitivos que atribuíram maioria qualificada ao MPLA. A história parece pretender-se repetir”, alerta o político
Segundo a lei 36/11 de 21 de Dezembro dispõe que “para efeitos de apuramento provisório, os resultados eleitorais obtidos por cada candidatura em cada mesa de voto, devem ser transmitidos pelos presidentes das assembleias de voto, às Comissões provinciais Eleitorais, pela via mais rápida, devidamente certificada pela Comissão Nacional Eleitoral ”.

Para Victoríno Nhany a questão não se coloca ao nível dos “faxes” e os locais não podem ser “Administrações Municipais”.

“Os resultados devem ser transmitidos e não transportados. Até porque as palavras transmissão e transportação não são sinónimas nem parónimas; Os resultados devem ser transmitidos pela via mais rápida”, insiste Nhany para quem em pleno século XXI a via mais rápida não é o avião, carro, motorizada, nem fax.

O político acrescenta que a CNE comprou, com dinheiro de todos nós, 8.000 IPAD’s e 12.000 PDA’s ( telefones móveis com aplicações informáticas, Internet e câmara) para as eleições. Um para apoiar cada A/V.

“Qualquer um desses aparelhos serve para apuramento provisório. Já têm Internet. Outros equipamentos terão acesso ao satélite para locais sem acesso à UNITEL”, acrescentou, insistindo que os resultados devem ser transmitidos a partir das Assembleias de voto, onde vão funcionar os presidentes das Assembleias de Voto no dia 23 de Agosto.

Victorino Nhany recorda que o legislador não estabelece outro local para a transmissão de dados colhidos nas Assembleias de Voto, senão as próprias Assembleias de voto.

Alerta que o regime pretende transmitir os resultados a partir de instalações controladas pelo candidato Bornito de Sousa, porque todas as Administrações utilizam nas suas comunicações as linhas da DINATEL/ controladas pelos russos.

Por outro lado, o dirigente da UNITA achama ainda atenção para o facto de no mapeamento não estar descrito o número de eleitores para cada assembleia de voto.

“A UNITA é pela estabilidade do País visando a realização das mulheres e dos homens deste lindo mosaico que se chama Angola. Já é tempo de nos adaptarmos às regras democráticas e enterrarmos para sempre tudo o que nos possa dividir”, exortou, reforçando o apelo de subordinação da política à ética.