.

.

lunes, 23 de abril de 2018

Aumentam casos de malária em Cacuaco


Aumentam casos de malária em Cacuaco
Malária_Cacuaco 04.jpg
Trinta mil casos de malária foram registados no primeiro trimestre de 2018, um aumento de mais 14 mil e 500, comparativamente ao igual período de 2017 em que se assistiram 15 mil e 500 pacientes, no município de Cacuaco.

A informação foi divulgada pelo chefe de repartição local da saúde, Victor Teca, que falava no âmbito do Dia Mundial da Luta Contra a Malária, a assinalar-se a 25 de Abril.

Segundo o responsável, só este ano já foram registados 166 óbitos, um aumento de mais de 32 mortes comparativamente ao igual período de 2017, em que se assinalaram 134 mortes.

Teca fez saber também que, em 2016, a sua repartição de saúde registou no primeiro trimestre daquele ano, 36 mil casos de malária, dos quais 663 resultaram em óbitos, com oitenta por cento de crianças falecidas.

Os dados foram avançados pelo responsável durante uma actividade realizada pela Exxon Mobil Angola, parceira do Estado no combate à Malária.

Para ele, a existência de várias zonas rurais em Cacuaco, com condições de reprodução de larvas e mosquitos causadores da doença, está na base deste aumento de casos.

Por este facto, ONGs e as comunidades estão engajadas em campanhas de distribuição de mosquiteiros, palestras de prevenção da doença com destaque para a higiene individual e colectiva.

Disse igualmente que 20 técnicos têm feito à fumigação intra e extradomiciliar, número que considerou insuficiente para uma população estimada em um milhão de habitantes.

Lamentou pelo facto de ainda nos tempos actuais existirem populares ignorantes que recorrem a ervas para tratar o paludismo e que apenas em situação grave acorrem ao hospital.

Já o morador Luciano Neto considera haver falta de atenção médico-medicamentosa e de equipamentos de análises clínicas no centro médico local, portanto talvez seja uns dos motivos que faz com que os populares acorram as unidades sanitárias nos últimos casos, e o mesmo e apela para construção de mais postos de saúde.

O director da Exxon Mobil Angola, Andre Kostelnik, fez saber que a organização continua a colaborar com o Ministério da Saúde e dará sequência na realização de palestras e formação da população no combate a malária.

Informou que actualmente estão a trabalhar com 72 agentes comunitários da saúde que são integrados pelo Ministério da Saúde e desde Fevereiro último realizam campanhas de limpeza com igrejas e comunidades.
www.unitaangola.org