.

.

lunes, 23 de abril de 2018

General Geraldo Sachipengo Nunda exonerado do cargo de CEMG das FAA

General Geraldo Sachipengo Nunda exonerado do cargo de CEMG das FAA
General-Nunda-Sachipengo 03.jpg
O Presidente da República de Angola exonerou esta segunda-feira, 23 de Abril de 2018, o General Geraldo Sachipengo Nunda do cargo de Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas-FAA, que vinha exercendo desde 2010.
Com o General Nunda foram também exonerados os generais António Egídio de Sousa Santos, até então chefe do Estado Maior General Adjunto para a Educação Patriótica das FAA, José Luís Caetano Higino de Sousa, do cargo de Chefe do Estado Maior General-Adjunto para a Área Operacional e de Desenvolvimento, e Geraldo Abreu Muhengo Ukuachitembo, do cargo de vice-chefe do Estado Maior General para a Logística e Infraestruturas.

Em substituição de Geraldo Sachipengo Nunda, João Lourenço nomeou António Egídio de Sousa Santos que foi promovido ao grau militar de general-de-exército, de acordo com uma nota de imprensa da Casa Civil do Presidente da República divulgada aos órgãos de comunicação social.

Noutros decretos presidenciais e ao da Constituição e da Lei, na sequência de pareceres do Conselho de Segurança Nacional, o Presidente da República e Comandante-Em-Chefe nomeou o general Geraldo Abreu Muhengo kuachitembo, para o cargo de Chefe do Estado Maior General Adjunto para a Área Operacional e de Desenvolvimento.

As mexidas decretadas esta segunda-feira afectaram também os serviços de inteligência externa, onde o tenente-general André de Oliveira João Sango, deixou o cargo de director geral substituído pelo general José Luís Caetano Higino de Sousa.

Foram também exonerados os generais Marques Correia, do cargo de segundo comandante do Exército, e Matias Lima Coelho, de Inspector Geral da Defesa Nacional, que entretanto foram nomeados para exercer os cargos de Inspector Geral da Defesa Nacional e de Chefe do Estado Maior do Exército, respectivamente.
www.unitaangola.org