.

.

lunes, 2 de abril de 2018

Multiplicam-se elogios ao Dr Almerindo Jaka Jamba

Multiplicam-se elogios ao Dr Almerindo Jaka Jamba
Jaka Jamba 03 vice-PR de Angola- Bornito de Sousa.jpg
O vice-Presidente da República de Angola, Bornito de Sousa, escreveu hoje que o país perdeu um dos “seus filhos mais ilustres”, com a morte do deputado e dirigente histórico da UNITA, Almerindo Jaka Jamba, por doença, aos 69 anos.
Na mensagem da Casa Civil do Presidente da República, Bornito de Sousa – o Presidente João Lourenço encontra-se ausente do país – escreve que “foi com um sentimento de profunda consternação” que a notícia foi conhecida.

“Com este infausto acontecimento, Angola perde um dos seus filhos mais ilustres, intelectual de rara estirpe e incansável promotor da concórdia e harmonia entre os angolanos”, lê-se na mensagem.

“Nesta hora de dor, e em nome de Sua Excelência o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, do Executivo e no meu próprio, apresento condolências à família do malogrado, na esperança de que a sociedade valorize, na sua acção quotidiana, o legado do nacionalista que parte prematuramente”, escreveu Bornito de Sousa.

Por seu turno, o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, manifestou igualmente a sua profunda consternação pela morte do deputado Almerindo Jaka Jamba.

“Neste momento de dor, tristeza e luto venho em meu nome próprio, dos deputados e dos funcionários parlamentares exprimir as mais sentidas condolências e manifestar inteira solidariedade à família enlutada”, destacou Nandó numa mensagem dirigida à família enlutada.

Também o porta-voz da UNITA, Alcides Sakala, disse que a morte de Almerindo Jaka Jamba deixa um “grande vazio” no seio da organização partidária.

Alcides Sakala recordou que o malogrado tinha uma visão muito profunda sobre a reconciliação nacional no país, e que deixa reflexões importantes que servirão de referência para a sociedade angolana, sobretudo reconciliada.
Por sua vez, o ministro da Comunicação Social, João Melo, recordou, na sua página no Twitter, que trabalhou com Jaka Jamba na Assembleia Nacional e na Academia de Letras de Angola, com quem fez uma “boa amizade”.

“Partilhamos algumas ideias e, quando imperioso, divergimos respeitosamente. Por isso, hoje é um dia triste para mim. Paz à sua alma”, escreveu João Melo.

Almerindo Jaka Jamba, de 69 anos, nasceu a 21 de Março de 1949 e era deputado da UNITA, partido político angolano ao qual aderiu em 1972. Era formado em Filosofia, pela Universidade Clássica de Lisboa, e ostentava, também, um Doutoramento em História.

Por força dos Acordos de Alvor, assinados em 1975, entre Portugal e os então movimentos de libertação angolanos (FNLA, MPLA e UNITA), ocuparia, no Governo de Transição, a pasta de secretário de Estado da Informação.

Foi vice-presidente da Assembleia Nacional (1997-2005) e embaixador na Missão Permanente de Angola junto do Organismo das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em Paris (2005- 2008).

Na UNITA ocupou vários cargos de destaque, tais como os de secretário de Educação, Informação, dos Negócios Estrangeiros, da Cultura e Herança Africana.

Em 1992, foi nomeado como segundo vice-presidente da Assembleia Nacional e porta-voz do grupo parlamentar da UNITA.

Jaka Jamba fez parte da Comissão Constitucional de Angola, em representação do maior partido da oposição angolana.

Partilhar isto:
www.unitaangola.org