.

.

martes, 1 de mayo de 2018

Crianças estudam sem Carteiras e ao relento na Caála


Crianças estudam sem Carteiras e ao relento na Caála
Escolas da Caála - Huambo.jpg
Deputados do Grupo Parlamentar da UNITA, que durante alguns dias estiveram a trabalhar na província do Huambo, constataram, entre vários problemas, que na Caála um considerável número de crianças estudam ao relento e sem carteiras.

Este cenário encontrado na escola nº 22 Mussili, já dura há 2 anos, segundo constataram os parlamentares e no mesmo estabelecimento, a direcção da Escola não tem gabinete para o seu funcionamento.

Os parlamentares apuraram que a escola nº 22 não tem verbas para o seu funcionamento, exigindo dos encarregados de educação a contribuição financeira para a conclusão da obra da futura escola, bem como o pagamento de propinas.

Os deputados Lukamba Gato, Liberty Tchiyaka e Eduardo Dumba visitaram também a escola nº 5, na Caála, tendo constatado que a mesma tem falta de carteiras, obrigando os alunos levarem cadeiras próprias e a escreverem sobre os joelhos. A mesma escola não tem electricidade, precisaram os parlamentares.

No domínio da saúde, os parlamentares constataram que no Hospital Municipal da Caála há falta de fármacos e a existência de um elevado número de crianças afectadas por malária e desnutrição preocupante.

Voltando ao domínio da educação, os deputados visitaram a escola de formação de professores, vulgo magistério da Caála, onde puderam constatar que a execução anual do orçamento aprovado tem-se situado abaixo de 50%, dificultando a aquisição de material de consumo corrente e afectando a realização dos serviços de ensino e formação.

A Direcção da Escola de Formação de Professores que tem à disposição 300 finalistas, lamentou aos deputados o facto de que há 9 anos que formam professores sem possibilidades de acesso ao emprego.
Os deputados ficaram a saber também que a morosidade na execução das ordens de saque do Ministério das Finanças, potencia o endividamento permanente da Escola e torna mais difícil o cumprimento das suas actividades.

Na visita efectuada ao mercado do bairro Cantão, na Caála, os parlamentares aproveitaram o ensejo para esclarecer os feirantes sobre as vantagens da realização das autarquias em todos os municípios e em simultâneo.
www.unitaangola.org