.

.

jueves, 14 de marzo de 2019

Padre Pio Wakussanga considera catastrófica a situação

Padre Pio Wakussanga considera catastrófica a situação da Região Centro e Sul de Angola.
Padre Pio-Wakusanga_Huila (2).jpg
Falando à Rádio Despertar o Sacerdote Católico fez a radiografia da situação da fome que assola algumas comunidades do Sul do país, em consequência da seca que assola a região.

Entretanto, o assistente da Casa Civil do Presidente da República para a Área Social, José Vicente, disse à imprensa, em Ondjiva, o balanço de uma visita de dois dias à província do Cunene para constatar a situação da seca.

O responsável garantiu que a par do governo, organizações
como o Unicef e outras ligadas às Nações Unidas estão integradas num programa para angariar fundos de apoio à população afectada pela seca no Cunene, segundo à Angop.

“O quadro actual é desolador e triste, realidade que não é só vivida pela população do Cunene, pois também nas províncias da Huíla, Bié e Namibe, o quadro é o mesmo”, referiu. Já a vice-governadora do Cunene para o sector Politico, Social e Económico, Suraya Mateus Calongela, disse que todo o apoio é necessário, numa altura em que a seca tem causado muitos constrangimentos no modo de vida da população, sobretudo as que vivem em zonas rurais.

Explicou que a situação na província é preocupante e urge a tomada de medidas acertadas para mitigar os efeitos das alterações climáticas, que causam prejuízos elevados à agricultura e pecuária.

José Vicente encabeçou uma delegação multi-sectorial constituída por representantes da Casa Civil do Presidente da Republica, FAO, UNICEF, Ministério da Agricultura e da Saúde, que inteiraram-se das zonas mais afectadas pela seca nos municípios do Cuanhama e Namacunde.
www.unitaangola.org