.

.

martes, 13 de mayo de 2014

09/05/2014 - PRESIDENTE DA UNITA DENUNCIA O DISCURSO DO REGIME

Líder da UNITA denuncia que discurso do regime indica abandono do processo de reconciliação

Luanda - Discurso do Presidente   Isaías Samakuva no acto de abertura da VII  reunião ordinaria do comité permanente da comissão política da UNITA.
Fonte: UNITA
Caros companheiros
Membros do Comité Permanente da Comissão Política do nosso Glorioso Partido UNITA,
Prezados Compatriotas,
Quero, antes de mais nada, apresentar os meus cumprimentos a todos os membros do Comité Permanente presentes a esta reunião, cujo objectivo principal é o cumprimento de uma obrigação do estatuto do nosso Partido.
Desejo a todos boa saúde e uma boa disposição.
Nesta sétima reunião ordinária do nosso partido, vamos avaliar o grau do cumprimento do programa do primeiro trimestre do corrente, estabelecido pela Comissão Política do nosso Partido. Vamos também, analisar os acontecimentos que ocorreram no país no mesmo período e que tiveram, de uma forma ou de outra, impacto na vida do nosso Partido. Será também oportunidade para procurarmos aprimorar formas de actuação política e administrativa das nossas estruturas para respondermos cabalmente às solicitações dos nossos militantes, em particular e dos angolanos em geral.
A degradação da situação social, com o agravamento da pobreza que as autoridades dizem estar a combater; a debilidade do sistema de saúde, o desemprego galopante e o correspondente e assustador crescimento dos índices de criminalidade, o péssimo estado das estradas nas vilas e cidades e no país, são apenas reflexos da falta de motivação de um governo que já há muito tempo se demitiu das suas responsabilidades, o que urge analisar com profundidade.
Ainda há poucos meses dizia, que dentre as nova exigências dos cidadãos para com os seus representantes e lideranças políticas, nos tempos que correm, quero destacar as seguintes:
•Uma nova relação com o eleitor, baseada na honestidade, sinceridade e transparência;
• Um compromisso político que vincule promessas e realizações;

• O respeito às leis e à Constituição;
•O respeito escrupuloso aos direitos, liberdades e garantias individuais;
• Novas formas de participação política;
• Medidas eficientes de controlo da corrupção.
A UNITA é cada vez mais chamada a cumprir a sua missão histórica de responder cabal e positivamente a essas exigências dos cidadãos para que estes a considerem apta a libertá-los do sofrimento diário. Assim, para que possamos com o nosso dever, para além de cumprir apenas uma obrigação estatutária, esta reunião é chamada também, mais uma vez, a encontrar fórmulas que nos coloque efectivamente na posição de verdadeiros salvadores dos angolanos e verdadeiros construtores de uma nova Angola.
O discurso oficial dos mandantes do Regime, parece indicar o abandono do processo de reconciliação e procurar uma nova relação entre os angolanos. Ao mesmo tempo que propala a unidade nacional, na prática semeia o ódio entre os angolanos e busca como base na história recente do nosso do nosso País, dividir os angolanos.
A este respeito, também dizia muito recentemente: O Povo Angolano não pode deixar que alguém continue a utilizar o espectro da guerra do passado para intimidar os angolanos e criar entre estes, a ideia de um relacionamento igual ao que existe entre inimigos. Os verdadeiros inimigos de Angola e do seu Povo, hoje, são a falta de água potável, as doenças sem medicamentos, a falta de emprego, a falta de esgotos, a educação de baixa qualidade, a fome, o paludismo, a miséria, o crime, a violência, etc.
Não nos deixemos levar pela canção dos que não têm planos para o futuro dos angolanos e de Angola. Pelo contrário, aproveitemos oportunidades como esta, para traçarmos estratégias que nos levem a encontrar solução que eliminem do nosso seio os nossos verdadeiros inimigos. Não nos dispamos perseguindo o louco que já vai despido. Despido de ideias e de vontade política para acabar com o sofrimento dos angolanos.
Declaro aberta sétima Reunião Ordinária do Comité Permanente da UNITA.
Muito obrigado.