.

.

martes, 24 de junio de 2014

24/06/2014 - GUINÉ BISSAU: INVESTIDURA DO NOVO PRESIDENTE, JOSÉ MÁRIO VAZ NA PRESENÇA DE 11 CHEFES DE ESTADO

José Mário Vaz é empossado na presença de 11 Chefes de Estado

VOA Português
O novo Presidente da Guiné-Bissau assume o mandato num dos momentos mais difíceis da história do país.
O novo Presidente da República da Guiné-Bissau é empossado hoje em cerimónia a realizar no Estádio Nacional 24 de Setembro na presença de 11 Chefes de Estado, todos do continente africano.
José Mário Vaz, candidato apoiado pelo PAIGC, que também ganhou as eleições legislativas, assume o mandato num dos momentos mais difíceis da história do país, com os olhos da comunidade internacional postos na Guiné-Bissau.
John Dramani Mahama (do Gana e presidente em exercício da Cedeao),Blaise Compaore (Burkina Faso), Yahya Jammeh (Gâmbia), Ibriam Aboubacar Keita (Mali), Jorge Carlos Fonseca (Cabo Verde), Issuofou Mahamadou (Níger), Gooluck Jonathan (Nigéria), Macky Sall (Senegal), Faure Gnassingbé (Togo) e Alpha Conde (Guiné-Conakry) são os chefes de Estado presentes na cerimónia.
No que respeita às delegações, a Guiné-Equatorial faz-se representar pelo seu primeiro vice-primeiro-ministro Clemente Ongonga Nguema Onguene, enquanto Angola enviou o seu ministro da Defesa Nacional, João Lourenço.
Portugal e Moçambique estão presentes na investidura de José Mário Vaz com os respectivos ministros dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete e Odimiro Baloi.
Pelo Brasil, Paulo Andrade Pinto, sub-secretário-geral da Política para África e Oriente Médio representar Dilma Roussef no acto.
A posse de Vaz põe termo ao Governo de Transição imposto por militares depois do golpe de Estado de 2012.
Nos próximos dias, o novo Presidente irá convidar Domingos Simões Pereira, do PAIGC, para formar o Governo.