.

.

sábado, 2 de agosto de 2014

2/08/2014 - ANGOLA: O MPLA E A SUA POLÍTICA DE REPRIMIR AS MANIFESTAÇÔES DAS ZUNGUEIRAS

O MPLA e a sua política de reprimir as manifestações das zungueiras – Victor Hugo

Luanda - Começo a crer que a maior vocação da policia angolana, é matar, torturar e cometer todo típo de violações aos direitos fundamentais do cidadão angolano.
 Fonte: Club-k.net
Sei certamente, que os que pensam ser  donos da razão, me vão ´´COMO SEMPRE´´ mandar mensagens  e fazer chamadas anônimas, perguntando o que preciso para deixar de ser crítico ao regime e/ou sugerir, ofertas de mundos de benesses para meu silêncio! Não meus senhores, não é por aí! Devem, é comportar-se como mandam as regras de uma sociedade moderna...  porque esse comportamento da policia, esta insuportavel e é inadmissível!...
Manifestações, apesar de previstas na constituição da república de Angola no seu artigo 47º, são reprimidas de forma muito violenta! Todos que pretenderam exercer esse direito, com excepção a organizações ligadas ao MPLA, foram/são detidos, torturados ate aleijarem-nos (isto em Luanda). E são transportados e deixados em matas, a centenas de quilometros fora de  Luanda.
O último caso, aconteceu no dia 26/07/2014, com dezenas de jovens pácificos de Viana, que se juntaram para protestarem contra os maus tratos que a policia oferece aos vendedores ambulantes (ZUNGUEIROS/ZUNGUEIRAS), constituidos maioritariamente por mulheres que por via da venda ambulante , sustentam suas familias. Fariam ainda, outras reclamções, do desempenho núlo da administração dessa Municipalidade, o que seria normal, admissivel e ate devia ser visto, como chamada  de atenção a quem respresenta o falído executivo angolano em Viana. Pretendiam refrescar a quem de direito que, uma administração pública que se preze, tem de ter saneamento básico funcional, que as vias rodoviarias de Viana, precisam de melhorias urgentes....
 No interior, continua a situação dificil que opõe o governo da Huila e os professores daquela parcela do país, que fazem reclamações legitimas e são respondidos com um  exercito de homens armados com comportamento bruto, mas, vestidos a policia e obrigados pelo regime a serem malvados e muitas vezes com excesso de zelo,contra pacificos cidadãos que reclamam o que lhes é devido! Armas, cães, gazes quimicos, jactos de água quente e outros meios exagerados, são direccionados a quem simplesmente transporta cartazes a pedir que seus direitos sejam respeitados!
Na Lunda Norte, mas propriamente na localidade do Kuango, mais de uma dezena de garimpeiros, foram mortos por policias auxiliados de guardas armados de uma empresa de segurança!
Alguém me explique: Como parar o garimpo nas Lundas e em outras áreas do país, aonde a muitos, muitos anos a população sobrevive dele? Que politicas o governo esta a implementar para que a população tenha opções de sobrevivencia, alem do garimpo? Ha empregos para milhares de chefes de familias que alimentam seus dependentes com o resultados do garimpo?
Impõe-se-nos uma reflexão urgente e uma tomada de posição clara!
A sociedade precisa mobilizar-se e exigir do governo um comportamento diferente, estamos fartos de sermos tratados como se fossemos escravos! A escravatura em Angola terminou e jamais sera permitida!
O mais caricato, é o silencio de quem se diz CHEFE DO EXECUTIVO, tratado pelos que o veneram de magnanime, pai da Nação, arquitecto da paz... Alguns religiosos, quase o têm como  Deus de Angola!
E quando é que as igrejas se vão pronunciar, pedindo um BASTA AO EXECUTIVO QUE TEM ESSE EXERCITO PARA MATAR? E os famosos ´´AMIGOS DO BEM OU SEI LA O QUE, O FAMOSISSIMO MOVIMENTO EXPONTÂNEO, A  OMA``? Falecem nesses momentos?
Matam-se pessoas, não se abre nenhum inquerito, a  policia através dos seus porta vozes fala no assunto como se de animais se tratasse...
Paremos com essa violencia, que é um verdadeiro incitamento a violência no país!