.

.

sábado, 13 de septiembre de 2014

13.09.2014 - Washington: Ex-Embaixador angolano abandonado em Portugal

Ex-Embaixador angolano abandonado em Portugal

Washington  -   Um antigo embaixador angolano é dado como estando a viver em condições  de abandono/desemprego  em terras Lusas desde que foi afastado das funções de diplomata a cerca de dois anos atrás. Sobrevive de ajuda dos amigos. Trata-se de José Jaime Furtado, ex- chefe da missão diplomática angolana nos Estados Unidos do  México, indicado pela UNITA no âmbito do Governo de Unidade e Reconciliação Nacional (GURN).
Fonte: Club-k.net
Por não  abandonar a UNITA
Jaime Furtado,  foi ao tempo do conflito armado representante da UNITA no Reino dos Marrocos  tendo depois, em tempos de paz,  servido a diplomacia estatal pelas razões já referidas.  Sempre teve residência em Portugal, uma vez que naquela altura,  os quadros/dirigentes do “Galo Negro”, eram tidos como inimigos do Estado.  
Nas movimentações diplomáticas, ocorridas há  dois anos atrás,  vários diplomatas provenientes da UNITA, (Jaime Isaías Vilingue, João Vahekeny e  Liseth Nawanga Satumbo Pena) conservaram os seus postos de trabalhos e/ou foram  indicados pelo Presidente José Eduardo dos Santos para estarem a frente de outras missões diplomáticas.
Jaime Furtado é dos “ex-embaixadores da UNITA” que foi  posto de parte e sem direito a salário ou reforma. A nível do regime angolano alega-se que a não recuperação do mesmo deve-se ao facto de até agora não ter dado sinais de rotura com a UNITA, apesar de não  fazer mais parte dos órgãos directores do maior partido da oposição. Também há versões de que foi prejudicado porque enquanto embaixador havia reclamações segundo as quais hostilizava  os funcionários diplomáticos sob sua alçada, em função de um suposto “mau feitio” nas relações interpessoais.
Conforme pratica, do regime, a maioria dos ex- quadros da UNITA, são apenas enquadrados ou recuperados para cargos públicos quando estes  aceitam fazer um pronunciamento de renuncia ao maior partido da oposição ou declarações enaltecendo a figura do Presidente José Eduardo dos Santos.
A situação de abandono que se verifica em Jaime Furtado  é segundo conclusões  reflexo das debilidades dos acordos de paz firmados entre o Governo e a UNITA.  Em outros país, para além da integração dos militares da “outra parte”, para um  exercito nacional, o processo é alargado para outros sectores. Ou seja faz-se a integração de uma sociedade para outra.
No caso de Angola, cabia a UNITA, diante dos acordos propor ao governo,  a integração dos seus quadros da saúde, professores e os  ex- diplomatas que passariam a fazer do MIREX, e sujeitos a reforma estatal quando as circunstâncias o permitissem.
Há casos de antigos professores que deram aulas na Jamba e continuam a exercer a actividade de docência  na função publica, na qual o Ministério da Educação não reconhece ou da reconhecimento aos anos de professorado que o profissional exerceu nos territórios então controlados pela UNITA. É apensas contabilizado o período em que regressaram das matas e nestas circunstâncias não são remunerados pelos anos de carreia de docentes.