.

.

lunes, 23 de febrero de 2015

Jovens da Jura homenageiam Jonas Savimbi no Moxico

Assinala-se no dia 22 de Fevereiro o 13o. aniversário da morte do fundador da Unita.
Jonas Savimbi
Isaías Soares
Cerca de 2.500 jovens Juventude da Unita(Jura), militantes do partido e familiares de Jonas Malheiros Savimbi comemoram no próximo domingo no Lukusse, província do Moxico, o 13º aniversário da morte do líder fundador do partido galo negro.  
Jonas Savimbi
O secretário-geral da Jura Alicerces Paulo Bartolomeu Mango “Aly” disse hoje, 19, em Malanje que as actividades comemorativas ao 22 de Fevereiro iniciam na tarde de sexta-feira, dia 20, o Luena, capital do Moxico.
Aly Mango, que diz não acreditar na existência dos restos mortais de Jonas Savimbi na localidade em que morreu, precisou que temas relacionados com o historial do fundador da Unita dominam as palestras agendadas a serem proferidas por personalidades de renome na organização.
“Primeiro a vida e obra, a dimensão política, diplomática e militar e a visão do Dr. Savimbi para que uma Angola tivesse uma verdadeira paz, uma verdadeira democracia onde todos os filhos dessa pátria pudessem se rever e se reencontrar”, adiantou.
A caminho de Moxico, neste momento, estão na comitiva representantes das 18 províncias de Angola, os filhos do então líder da Unita e mais familiares.
Por parte da direcção do partido engrossam a caravana, o secretário para organização do partido dos “maninhos” Franco Marcolino Nhany e os generais Samuel Chiuale, Gato, Bituzy e Antonino.
O secretário-geral da Jura defende que as autoridades angolanas devem reconhecer de uma vez por todas “que o doutor Jonas Malheiro Savimbi não foi apenas um dirigente da Unita, mas sim um dos nacionalistas do país e o pai da democracia em Angola”.