.

.

viernes, 24 de julio de 2015

AUTORIDADES PRENDEM E LIBERTAM JORNALISTAS

Autoridades angolanas prendem e libertam jornalistas da DW e activistas civicos da Omunga

Autoridades angolanas devolvem à liberdade jornalistas e activistas detidos quarta-feira


As autoridades angolanas detiveram nesta quarta-feira, 22 de Julho de 2015, o Jornalista Nelson do Sul de Angola ao serviço da Rádio Deutsche Welle e do Semanário Angolense, que se tinham deslocado em visita aos jovens do Movimento Revolucionário detidos na cadeia de Calomboloca, sob a acusação de “actos tendentes a alterar a ordem e a segurança pública do País; “Tentativas de Golpe de Estado”; “Alteração da Ordem Constitucional”, “Rebelião e Tentativa de Derrube do Presidente da República.

Com Nelson do Sul de Angola iam Jesse Lufendo – activista de direitos humanos e membro da brigada jornalística da Associação OMUNGA, João Malavindele – activista de direitos humanos e membro da Associação OMUNGA e Rafael Morais – Associação SOS Habitat, que só foram soltos às noite.

“Fui posto em liberdade por volta das 21 horas, juntamente com Rafael Morais e Pedro Narciso da SOS Habitat - Acção Solidária, Jesse Lufendo e JoãoMalavindele da Associação Omunga, depois de mais de 8 horas detido na cadeia de Calomboloca”, escreveu no seu perfil no Facebook, Nelson do Sul de Angola.

O jornalista denuncia o confisco de seus pertences, como telefones e equipamentos de trabalho, bem como haveres dos activistas da OMUNGA e da SOS Habitat.
“Amanha, eu e os companheiros acima citados, teremos de nos apresentar ao Comando Municipal de Icolo e Bengo para sermos ouvidos por um procurador”, avançou Nelson.

“Se, a minha retenção deveu-se ao facto de ter tirado fotos a fachada do estabelecimento prisional e entrevistar os ativistas que foram impedidos de visitar os 15+1, já a detenção dos ativistas Rafael Morais, Jesse Lufendo, Joao Malavindela e Pedro Narciso, foi justificada pelo director da cadeia por "pretenderem fazer política no estabelecimento prisional", acrescento