.

.

viernes, 17 de junio de 2016

Isaías Samakuva aborda com Ministro do Interior situações das cadeias e da Kapupa

 O Presidente da UNITA, Isaías Samakuva reuniu esta quinta-feira, 16 de Junho de 2016, com o Ministro do Interior, Ângelo da Veiga Tavares, para uma abordagem relativa à situação verificada por ocasião da visita do líder da UNITA ao hospital prisão de São Paulo, à Cadeia Central de Luanda e aos estabelecimentos prisionais de Viana e de Calomboloca, no passado mês de Maio.

“Nós fizemos há umas semanas, visitas às cadeias de Luanda e nós tivemos ocasião de ver várias debilidades que mereciam a atenção do senhor Ministro”, afirmou o líder da UNITA à saída do encontro.
Isaías Samakuva disse ter mantido uma boa conversa com o MININT de quem recebeu garantias de que as situações apresentadas pelo líder da UNITA já são do conhecimento dos órgãos competentes que estariam a trabalhar para melhorar as condições.

Relativamente a CCL, Isaías Samakuva afirmou ter recebido do MININT garantia da desactivação daquela unidade prisional, para que sejam criadas condições necessárias para o internamento de reclusos.

Quanto à situação da Kapupa, onde ocorreu dia 25 de Maio de 2016 um atentados contra os Deputados do Grupo Parlamentar da UNITA, resultando na morte de três pessoas, um dos quais o Inspector Provincial de Benguela do Galo Negro, Isaías Samakuva disse que falou sobre o assunto com o Ângelo da Veiga Tavares sobre informações que chegam do terreno, dando conta de que as populações continuam fora das suas aldeias e das suas casas.
“Fiz referência à Kapupa, onde as pessoas se encontram fora das suas aldeias e das suas casas e lamentam o facto de que, na sua maneira de ver, não tem havido atenção dos órgãos competentes”, frisou o Presidente da UNITA.