.

.

miércoles, 7 de junio de 2017

Sociedade Civil Felicita UNITA

Fonte :KUP
Sociedade civil no Namibe felicita UNITA pela manifestação
Kuito.jpg
A sociedade civil na província do Namibe diz que a UNITA tem-se revelado firme na luta democrática para a busca do cumprimento da Constituição da República de Angola e das demais leis.

O destaque da visão da sociedade civil vai para o que chama de firmeza na luta pelos interesses legais dos Angolanos. A manifestação realizada no passado Sábado 3 de Junho é citada como um exemplo da dedicação da UNITA na aludida batalha.

O politólogo Esmeraldo Evaristo é de opinião que os Angolanos precisam de pontuar pela positiva as acções do maior partido na oposição e encarar as iniciativas como da UNITA, mas que em relação a materialização, entendê-las como benefício para todos os Angolanos, sem cores de partidos políticos, religião ou distinção de outra natureza. “Eu confesso que quando a UNITA foi anunciando que não permitiria que a lei continuasse a ser violada, eu fiquei sem saber o que este partido, que é o maior da oposição, iria fazer uma vez que já falou tanto, mas, nunca foi ouvido. Mas, com esta manifestação, eu penso que devemos dar nota positiva à UNITA e só espero que os outros partidos também façam o mesmo”.

O jurista Salomão Bastos, é apologista do cumprimento da lei, “para que o país possa experimentar desta vez eleições credíveis desde 1992”. O especialista em direito Constitucional, diz por outro lado, que em caso de violação, a própria Constituição tem outros mecanismos para exigir que quem a viola seja chamado a razão.

O académico entende que a manifestação realizada pela UNITA faz sentido, por ser um recurso de reivindicação consagrado na carta magna da República de Angola.

“Digo-lhe por exemplo, que o que vimos neste Sábado, espantou a muitos. Não por ser algo estranho, mas, porque quem se encontra no poder nunca quis respeitar o direito à manifestação. Veja que a UNITA foi insistindo, até que finalmente ninguém mais conseguiu travar que a UNITA se manifestasse. Mas, não foi apenas a UNITA. Foi uma manifestação da iniciativa da UNITA sim, mas, com a participação dos Angolanos cansados de violações dos pressupostos legais”, rematou o constitucionalista.

Por: Kativa Mbunjei