.

.

domingo, 9 de julio de 2017

Greves de Professores

Fonte :KUP
Greve de professores no Bengo vai no seu terceiro dia
Sinprof no Bengo.gif
A falta do pagamento de valores aos professores pelo governo da província está na base da greve convocada pelo SINPROF local, sem fim previsto, tal como esclareceu Mbaxi João, porta-voz do sindicato nesta parcela do país.

De acordo com o sindicalista, no universo de 238 docentes pagos, ninguém recebeu o seu valor completo, e do número consta professores que, auferiram apenas 14 mil Kwanzas.

“E, dos 238 que foram pago, até agora, ninguém, na verdade, terá recebido o valor completo. Há colegas que foram actualizados, que estão a encontrar 14 mil Kwanzas, enquanto esses colegas deviam receber 200 e poucos mil Kwanzas”.

Outra das questões que remete o Sindicato e o governo da Província indiferente, é a retirada da quota sindical pela entidade patronal, o que, segundo o responsável sindical, é uma violação à Lei.

“Não pode ser a entidade patronal a dizer que eu vou retirar os meus meios, porque não posso, já não tenho competência moral, de continuar a fazê-lo. É uma violação à Lei. Não pode ser no Bengo, só no Bengo onde o director entende que agora cada filiado tem de ser mobilizado a ir depositar na conta do sindicato”.

Mbaxi João denunciou, igualmente, a exoneração, à margem da Lei, de docentes locais, que segundo indicou o responsável, não se trata de rotatividade de quadros.

“Isso é mentira. Mentira, mentira, mentira e continuará a ser mentira. Porque, a escola na qual um professor; nós não temos medo de aqui o dizer, faz parte, era coordenador, nem sequer enviou proposta e havia enviado proposta de recondução desse colega. A escola em que um outro professor trabalha no município do Ambriz nem sequer sabia que esse professor foi exonerado”.

Sobre o aspecto relacionado aos membros do sindicato, o sindicalista assegurou que, só não pode ser membro do sindicato, exercendo funções de relevância, quem tem cargo de direcção; coordenação é uma área técnica.

O responsável nacional do Sindicato Nacional dos Professores no Bengo assegurou que a greve será por tempo indeterminado.

“É por tempo indeterminado. Nós temos que realçar aqui, é por tempo indeterminado”.
www.unitaangola.org