.

.

jueves, 10 de agosto de 2017

Assimetrias Regionais Mancham Coesao

Fonte :UNITAANGOLA
Samakuva diz que assimetrias regionais mancham a coesão nacional
PR-Luau-2 dia 08-08-2017.jpg
O candidato da UNITA às eleições de 23 de Agosto considera urgente combater as desigualdades entre angolanos e garantir que as regiões do país tenham o mesmo tratamento.

Isaías Samakuva, que se dirigia à população do município fronteiriço do Luau, província do Moxico, disse não ser ideal, para o país, haver províncias mais desenvolvidas que as outras.

“As províncias do litoral devem desenvolver-se como outras províncias”, referiu, adiantando que a UNITA vai, igualmente, acabar com divisão dos angolanos.

“Não há diferença entre angolanos, somos todos iguais, independentemente do partido em que militamos”, sublinhou, antes de afirmar que os que militam no MPLA, por exemplo, vivem os mesmos problemas que os da UNITA.

“Se vocês não têm água e luz, eles também não têm; quando não têm emprego, eles também não têm; isso também acontece nos hospitais”.

Em relação aos hospitais, disse existir um paradoxo, já que a população queixa-se todos os dias da falta de medicamentos, ao mesmo tempo em que os responsáveis dos hospitais garantem existir boa assistência médica e medicamentosa. O que contraria a versão dos governantes, segundo Samakuva, é o elevado índice de mortalidade que se assiste todos os dias.

O discurso da mudança traduziu-se numa divisa de todas as formações políticas. Mas o líder da UNITA disse que o partido se propõe a mudar o “rumo errado” que o país tomou, acabando, com a fome, pobreza, o desemprego e garantir as melhores condições de vida aos angolanos.

Para ele, é necessário mudar também as mentes das pessoas para que sociedade marche para frente e se crie a cultura de interajuda.

O candidato da UNITA referiu-se, concretamente, à necessidade de se aumentarem os salários, sendo que o seu Programa de Governo prevê um salário mínimo nacional o equivalente a 500 dólares, para o agrado do povo do Luau, onde os níveis de pobreza são visíveis. “Só a produção de petróleo de apenas 10 dias serve para pagar este salário que estamos a prometer”, sustentou.

O problema de abastecimento de água potável que se regista no município mereceu a atenção do político, que promete acabar com os chafarizes e criar condições para que a população tenha água canalizada.

No seu discurso, Isaías Samakuva instou a população a verificar as listas que a CNE está afixar no sentido de cada cidadão conheça onde votar.

No final do encontro, visitou o posto fronteiriço do Luau, onde as trocas comerciais com a República Democrática do Congo são feitas com normalidade.
www.unitaangola.org