.

.

viernes, 16 de febrero de 2018

Ensino Superior na Huila com Insuficiências

Fonte :KUP
Instituições de Ensino Superior na Huila com insuficiências de Infra-Estruturas
ISCED_Lubango.jpg
Continuando com agenda de trabalho, o Secretário da UNITA na Huíla, Alcibíades Kopumi, foi no dia 9 de Fevereiro de 2018, apresentar os seus cumprimentos de cortesia ao Decano da Faculdade de Direito da Universidade Mandume Ya Ndemufayo na Huíla, Professor Doutor Abraão Mulangi.

Na ocasião, o Decano, fez uma exaustiva caracterização da actual situação da faculdade tendo destacado os imensos problemas, tais como a insuficiência de infra-estruturas e a falta de docentes.

O académico fez uma incursão da faculdade, que de 1985 funcionou como núcleo da Universidade Agostinho Neto, em 2009 como Faculdade de Direito da Universidade Mandume Ya Ndemufayo e em 2015 tornou-se Segundo corpo Directivo em Comissão de Serviço Faculdade de Direito da Universidade Mandume Ya Ndemufayo.

De acordo com Decano, a Faculdade tem como princípios, a promoção da excelência académica e científica; integração com a rede de universidades nacionais e estrageiras; estabelecer convénios de cooperação; promoção da indissolubilidade entre o ensino, pesquisa e extensão.

A faculdade prima também pela igualdade de condições de acesso e permanência; valorização e desenvolvimento das pessoas, pelo respeito de equipa.

A delegação da UNITA tomou conhecimento da oferta formativa, graduação licenciaturas em Direitos Especialidades, nomeadamente: Jurídico-Civis, Jurídico-Económicas, e Jurídico-Políticas.

No Pós-graduação tem cursos não conferentes de grau, Mestrado aprovado para 2018 Ciências Jurídicas.

O Professor Doutor, fez também uma comparação em crescimento académico da faculdade.

No transacto ano 2017: Vagas-200; Candidatos- 1.558; Alunos-1.074; Finalistas-80.

Para o ano académico 2018 a procura é maior e a oferta é pouca.

Vagas-160; Candidatos- 1.846.

Deplorou os constrangimentos, sobre tudo de infra-estruturas, exiguidade de espaço, no que dá em cinco gabinetes para 43 funcionários, seis salas de aulas para mil e setenta e quatro 1.074 alunos, duzentas vagas para uma média de 1.558 candidatos em 8 candidatos apenas 1 é admitido (na razão de 1/8).

Ainda assim, mesmo com falta de infra-estruturas e docentes da Faculdade de Direito, o Decano PhD Abraão Mulangi, mostrou-se optimista por dias melhores, com projecções para o ano académico 2018, em promover cursos de capacitação para os funcionários administrativos, cursos de agregação pedagógica para docentes, abertura do curso de mestrado em ciências jurídicas, a realização de jornadas científicas, cursos não conferentes de grau, extensão universitária e a abertura de mais uma sala de aula.

Segundo o Decano, a faculdade conta com 37 docentes, sendo 22 Licenciados, 11 Mestres-MSc e 4 Professores Doutores-PhD.

Já no final da visita à Reitoria da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, o Secretário da UNITA na Huíla, tendo sido recebido pelo Magnifico Reitor, Orlando da Mata, que fez uma caracterização geral da universidade, no que toca a procura maior da oferta formativa, sendo mesmo para o ano académico, estão disponível apenas 1.800 vagas para um universo de 8.800 candidatos (na razão de 1/3).

Por seu turno, o Secretário Provincial da UNITA na Huíla, Alcibíades Kopumi, apontou o Orçamento Geral do Estado – OGE como sendo a fonte do problema, e que só a autarquização do país poderá, de facto, pôr cobro às arbitrariedades da distribuição da renda nacional e combater as vergonhosas assimetrias regionais.

Já no Instituto Superior de Ciências da Educação, Professor Doutor, José Luís Mateus Alexandre, Director Geral, disse a máquina de formação não pára, mas lamentou as dificuldades por que passa o ISCED-HUÍLA com Catorze Cursos e apenas com Cento e vinte e sete docentes.

Ainda assim, o Director Geral, afirmei que o ISCED-HUÍLA tem sete mil estudantes nos diversos cursos.

“O Instituto tem convénio com algumas Universidades do Mundo curso de educação física, tem criado muitas dificuldades por falta de laboratório próprios os laboratórios do ISCED-HUÍLA estão cansados”.

Em seguida, O Director Geral, fez a apresentação das instalações à delegação do Secretário da UNITA na Huíla, tendo passado por todos os compartimentos e os diferentes departamentos e serviços que daquele Instituto.

A delegação visitou de igual modo, o Museu Zoológico do ISCED, que de acordo com o Académico, é segundo maior e melhor de africa.

A biblioteca que é também a maior de angola, com mais de noventa mil obras nos diversos ramos do saber.

O Secretário da UNITA na Huíla, Alcibíades Kopumi visitou de igual modo a Faculdade de Direito da Universidade Mandume Ya Ndemufayo na Huíla, onde, foi recebido pelo Decano Doutor Cesar Fernando Reis.

Alcibíades Kopumi, disse que na visão da UNITA, a educação e ensino são um pilar fundamental da mudança e desenvolvimento económico-social.

Para o Dirigente da UNITA, o sistema universitário deva ser auto-suficiente em docentes nacionais através de um programa emergência intensivo de graduação e pós-graduação financiado inteiramente pelo Estado.

O político, aproveitou o momento para abordagem clara e sintética da visão da UNITA para com o ensino universitário.

De acordo com o Secretário da UNITA, diz ser necessário maximizar o uso das tecnologias de informação e da comunicação social para a massificação do conhecimento, da moral social e da cultura nacional e universal.

Para o político, disse ser necessário tornar o sistema universitário ser auto-suficiente em docentes nacionais através de um programa emergência intensivo de graduação e pós-graduação financiado inteiramente pelo Estado e prover todas unidades escolares, o estatuto de unidades orçamentadas e assegurar-lhes verbas suficientes justificadas no papel do ensino e na dimensão da instituição.

Ainda assim, Alcibíades Kopumi, entende que o sistema de ensino deve ser estruturado em três linhas de orientação: orientação técnica e profissional para o mercado de trabalho; orientação para a investigação científica, tendente a solucionar problemas da realidade do país inseri-lo na competitividade regional e mundial; orientação para a erradicação da pobreza e do analfabetismo.

Por outra avançou que na visão da UNITA, é de caracter importante o investimento massivo na educação de qualidade para todos e transformar a escola no factor catalisador de mudança e da garantia da competitividade dos jovens nos mercados de trabalho de angola em particular na região da Huíla, conhecida cidade académica.



Eliseu Kambuta – Huíla.-
www.unitaangola.org