.

.

jueves, 22 de febrero de 2018

João Lourenço garante Eleições

Fonte :KUP
João Lourenço garante Eleições Autárquicas antes de 2022
Jolo Em Benguela 19-02-2018.jpg
O Presidente da República de Angola, João Lourenço afirmou esta segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018, em Benguela, que as Eleições Autárquicas devem ter lugar em Angola antes das eleições gerais de 2022.

“O Executivo vai preparar as condições para que as eleições autárquicas sejam realizadas antes das eleições gerais de 2022, em data a negociar com as formações políticas com assento parlamentar, e o consenso da sociedade civil organizada”, afirmou o estadista angolano que falava na abertura da primeira Reunião do Conselho de Governação Local que decorre esta segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018, na cidade de Benguela.

O Governante reconhece que Angola é único país da CPLP e da SADC que em 42 anos de sua existência como república independente nunca realizou eleições autárquicas e atribui o facto à guerra que terminou há 16 anos.

Segundo João Lourenço “o governo assume de forma clara o compromisso de implementar as autarquias locais, e para tal importa preparar a proposta de legislação básica para o efeito, e estruturar as equipas técnicas de trabalho encarregues de conduzir e executar as diferentes tarefas”.

O Presidente da República de Angola fez saber que pretende convocar em Março próximo, os membros do Conselho da República para auscultar os seus pontos de vista sobre “a proposta do Executivo das principais linhas de força da legislação autárquica e eleições a realizar”.

De acordo com João Lourenço que aponta os anos de 2018 e 2019 como decisivos na preparação da implementação das autarquias locais, voltou a defender o princípio do gradualismo.

“Parece-nos mais avisado, seguro e prudente adoptar o princípio do gradualismo na implementação das primeiras autarquias locais no país”, defendeu o governante, que também apregoa a realização de um debate aberto, abrangente a toda a sociedade, de modo a conseguir o máximo consenso possível.

De recordar que numa recente declaração à imprensa, após ter visitado o governador provincial de Luanda, o Presidente da UNITA, Isaías Samakuva afirmara que as eleições autárquicas poderiam ter lugar em 2020, sendo que os anos de 2018 e 2019 seriam de preparação dos processos. Isaías Samakuva falava no final do encontro que manteve com o Governador Provincial de Luanda.
www.unitaangola.org