UNTA incentiva construção de mais salas de aula na Lunda Sul | ||||||||||||||||
A União Nacional dos Trabalhadores Angolanos (UNTA) incentivou na passada terça-feira, em Saurimo, o governo local a construir mais salas de aula, com vista a diminuir o número de crianças fora do sistema de ensino. Intervindo no acto provincial do Dia Internacional do Trabalhador, Tanda Sacaumba, secretário executivo da UNTA na Lunda Sul, considerou o sector da educação fundamental no processo de desenvolvimento de qualquer nação, daí que deve merecer especial atenção do Executivo e do governo local em particular. Disse que a insuficiência de salas de aula aliada à superlotação e as condições de trabalho dos docentes tem sido um grande empecilho para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem que se pretende na província. Por outro lado, Tanda Sacaumba disse ser igualmente necessário o aumento de centros e postos de saúde, bem como melhorar os serviços prestados nas unidades sanitárias existentes na província, com vista a incentivar os cidadãos a optarem pela medicina convencional em vez da tradicional. Manifestou ainda preocupado com as ausências de promoções e progressões nas carreiras dos trabalhadores públicos e de projectos habitacionais para os funcionários do sector público e privado. “Não obstante as intenções expressas nos discursos insistem-se uma quase ausência do Executivo na resolução dos problemas dos trabalhadores, cujas evidências estão na instabilidade do emprego, desvalorização do diálogo social, na corrupção, ineficácia dos órgãos judiciais e de inspecção em matéria laboral, o que tem promovido cada vez mais a precariedade social”, concluiu. O acto que teve lugar no Largo 1º de Maio, contou com as presenças do governador da província da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, da juíza presidente do Tribunal Provincial, Teresa Kuleca, do vice-governadora para o sector político, social e económico, Ofélia Xili, administrador municipal de Saurimo, Daniel Félix Neto, membros do governo local, da defesa e segurança, autoridades tradicionais, entre outras entidades. | ||||||||||||||||
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