.

.

domingo, 1 de julio de 2018

Assimetrias regionais estão em todo País, afirma Agostinho Sikato


Assimetrias regionais estão em todo País, afirma Agostinho Sikato
Agostinho-Sikatu Presidente do Centro Debate e Estudos Acadêmico em Angola.jpg
Agostinho Sikatu, Director do Centro de Debates e Estudos Académicos (CDEA), que falava recentemente sobre as autarquias e os Dez meses de governação do Novo Presidente da República, disse haver um interesse inconfesso da parte do Executivo na resolução dos problemas que afectam a parcela, e defendeu a autonomia da região para o efeito.

“Em relação a própria situação de Cabinda, eu acho que há um interesse inconfesso da parte do próprio executivo, porque não há nenhuma razão de separar Cabinda das outras províncias. Eu não vejo nenhuma. A única razão que eu entendo é que Cabinda não precisaria de algo especial que não seja a própria autonomia, assim como as outras províncias, no caso, as autarquias”.

Para Agostinho Sikatu as autarquias resolveriam completamente de Cabinda.

“Porque as autarquias resolveriam completamente o problema de Cabinda. Na verdade Cabinda é a região que produz petróleo, e é a região que produz quase nada sobre o próprio petróleo. É só olhar para a situação de Cabinda”.

O Director do CDEA defendeu que a situação das assimetrias que grassam a província de Cabinda estão em quase todo o país.

“E, não só de Cabinda. E, a ideia também as vezes está feia, o cidadão de Cabinda as vezes pensa que ele esteja pior que o cidadão das Lundas, ou que esteja pior que o cidadão do Moxico, que o cidadão do Huambo que, enfim. Na verdade estas assimetrias estão em quase todo o país”.
www.unitaangola.org