.

.

jueves, 29 de noviembre de 2018

Número de infectados com o VIH/Sida cresce no Kuando Kubango

Número de infectados com o VIH/Sida cresce no Kuando Kubango
Sida_Angola-2.jpg
Sete mil 584 pessoas infectadas com o VIH/Sida, entre crianças e adultas, foram registadas, de 2006 até ao mês de Outubro do ano em curso (2018), no kuando kubango, informou segunda-feira, em Menongue, o director provincial do Gabinete de Saúde, Lucas Mateus Macai Dala.

De acordo com o responsável, de Janeiro a Outubro deste ano foram realizadas 23 mil e 597 testes de VIH/Sida.

Dos testes realizados, mil 584, dados positivos como novos casos, isto ao nível dos nove municípios do kuando kubango, com destaque para Menongue.

Informou que dos mil 584 casos positivos, 335 são mulheres gestantes, 31 crianças, numa altura em que entraram automaticamente no tratamento antiretroviral 730 adultos, 30 crianças e 313 grávidas, num total de mil 106 casos.

Fez saber que mais de 400 pessoas não aderiram ao tratamento com serviços de atendimento aos doentes instalados no kuando kubango desde 2006.

Já a directora em exercício da Maternidade de Menongue, Ondina Chiaca, deu a conhecer que em cada consulta pré-natal realizada são detectadas três a cinco mulheres/dia gestantes com VIH/Sida.

Avançou que as visadas têm sido encaminhadas ao Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntário (CATV), onde são dadas orientações pontuais de tratamento até ao nascimento das crianças, assim como a própria mãe.

Lembrou que no dia do parto se tem feito o corte de transmissão vertical e depois do nascimento faz-se então o acompanhamento até aos 18 meses.
www.unitaangola.org