.

.

domingo, 24 de febrero de 2019

Universidades Públicas

Universidades Públicas cobrarão propinas a partir do próximo Ano
Universidade-Agostinho-Neto (1).jpg
A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo anunciou, recentemente que estudantes de universidades públicas passam a pagar propinas, a partir do próximo ano.

A afirmação foi revelada durante o fim de uma visita ao Instituto Superior de Gestão, Logística e Transportes juntamente com o ministro dos Transportes. De acordo com o governante, o fim da gratuitidade ocorrerá devido a indisposição de condições por parte do Estado.

Essa medida já vem sendo aplicada para os estudantes de universidades públicas, do turno pós-laboral, há 10 anos.

Em relação a decisão, o Presidente do MEA, que nesta quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2019, falou sobre a declaração da ministra, compreende que com esses métodos mostra muito claramente que há uma clara intenção do nosso governo em excluir os mais pobres.

“Com esses métodos que o nosso governo está a usar, mostra muito claramente que há uma clara intenção do nosso governo em excluir os mais pobres, em enfraquecer ainda mais os pobres e, criar que é tutelada por eles, que vão doravante dominar o ensino. Nós não vamos aceitar”.

O responsável do Movimento dos Estudantes Angolanos, realça que a sua organização e associações congéneres irão tomar posições muito claras quanto essa situação.

“Nós, o Movimento dos Estudantes Angolanos, e as associações ligadas ao associativismo estudantil, vamos tomar posições muito claras quanto essa situação”.
www.unitaangola.org